Porto Alegre, quarta, 02 de outubro de 2024
img

Iniciativa de Porto Alegre cria clube de viagens para pessoas com deficiência, por Estfany Soares/Jornal do Comércio

Detalhes Notícia
Com sede na Capital, o Clube Pertence já impactou cerca de 1 mil pessoas. Sara Zinger e Victor Freiberg são os nomes à frente da iniciativa Foto: TÂNIA MEINERZ/JC

 

 

“Qual é o seu sonho?”. Essa é a primeira pergunta feita no Clube Pertence. Dividido entre clube e instituto, a iniciativa oferece diversas oficinas, clubes de passeios e atividades virtuais, buscando proporcionar experiências únicas para pessoas com deficiências. A sede fica localizada na rua Gonçalves Lêdo, nº 473, mas é fora das quatro paredes onde fica o foco do Pertence, que possui um projeto de turismo acessível. “A casa representa para nós um espaço seguro, mas o real objetivo é tirar eles de casa, a nossa metodologia é a prática, com interação não só com pessoas com deficiência”, destaca Victor Freiberg, 34 anos, presidente do Pertence ao lado de Sara Zinger, 79 anos, fundadora da iniciativa.

Mesmo entendendo e abraçando as limitações, lá o foco são as possibilidades. Foi pensando nisso que a educadora Sara, após se sensibilizar com a falta de interação e vida social que os seus alunos com deficiência tinham, buscou mudar esse cenário de alguma forma. “Ela começou a colocar esses alunos no carro dela e levar para passear. Logo, os pais começaram a se animar e perguntar quando iria ser o próximo programa. Assim, nasceu o Pertence: pertencer a um grupo, pertencer a sociedade”, afirma Victor. Ainda no começo das atividades, Victor embarcou na iniciativa e, em 2011, o clube Pertence oficialmente nasceu. “Percebmos que tem uma vontade, necessidade, um direito de ser feliz, o que faltava eram as ferramentas”, enxerga.

Leia mais no Jornal do Comércio