Porto Alegre, quinta, 03 de outubro de 2024
img

Câmara de Porto Alegre aprova medidas para qualificar assistência à população em situação de rua/Correio do Povo

Detalhes Notícia
Mais de dez demandas foram elencadas. Entre as medidas acordadas está a reativação do Comitê da População de Rua | Foto: Ricardo Giusti

 

 

A Câmara Municipal de Porto Alegre aprovou 10 encaminhamentos para qualificar assistência à população em situação de rua. A definição ocorreu após debate em reunião promovida pela Comissão de Defesa do Consumidor, Direitos Humanos e Segurança Urbana (Cedecondh) nesta terça-feira (13).

Entre as medidas acordadas está a reativação do Comitê da População de Rua, que funcionou até fevereiro de 2022 como um canal de diálogo entre a prefeitura e as pessoas que vivem nessa situação; e a abertura de mais vagas e mudanças no horário de funcionamento de albergues. “Achamos que 5h30min da manhã é um horário muito cedo para eles colocarem as pessoas na rua, praticamente à força”, considera o vereador Pedro Ruas (PSol). Segundo ele, as questões mais urgentes foram tratadas nesta terça-feira (13), porém mais de uma reunião vai ser necessária para resolver todas as pendências.

Na ocasião, o comandante da Guarda Municipal também afirmou que truculência policial contra a população em situação de rua vai acabar. “Ele disse que vai ser feita uma comissão que vai incluir a OAB para tratar desse tema para que isso não aconteça mais”, relata Ruas.

Leia mais no Correio do Povo