Porto Alegre, quinta, 03 de outubro de 2024
img

Lula parece morar no passado, diz Mangabeira Unger, por Naief Haddad/Folha de São Paulo

Detalhes Notícia
Professor de Harvard critica políticas compensatórias e plano do governo para a Amazônia. O filósofo e professor de Harvard Roberto Mangabeira Unger durante entrevista em São Paulo - Danilo Verpa/Folhapress

 

 

Filósofo e professor da Universidade Harvard desde 1971, Roberto Mangabeira Unger afirma que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva “parece morar no passado” e ataca o “discurso açucarado” das políticas sociais compensatórias, que apenas “douram a pílula do modelo econômico”.

As críticas são de um intelectual que atuou como ministro em duas gestões petistas. Esteve à frente da Secretaria de Assuntos Estratégicos de 2007 a 2009, no governo Lula. Em maio de 2008, Marina Silva, então ministra do Meio Ambiente (cargo que voltou a ocupar neste ano), deixou a pasta depois de saber que a coordenação do Plano Amazônia Sustentável ficaria com Mangabeira Unger.

Ele retornou ao cargo em 2015, sob a gestão de Dilma Rousseff, mas permaneceu no ministério por apenas sete meses. O carioca de 76 anos atuou como conselheiro de Ciro Gomes nas campanhas presidenciais de 1998, 2002, 2018 e na última, de 2022.

Leia mais na Folha de São Paulo