Porto Alegre, quinta, 03 de outubro de 2024
img

Lula se reúne com ditador cubano e discute revisão de dívida da ditadura comunista com o Brasil, por Felipe Frazão/O Estado de São Paulo

Detalhes Notícia
Durante visita a Paris, presidente também se encontra com delegação do Haiti em meio a pressão para retomada de missão de paz no país. Lula e o presidente de Cuba, Miguel Díaz-Canel, durante reunião em Paris Foto: ALEJANDRO AZCUY / AFP

 

 

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva fez uma reunião com o ditador de Cuba, Miguel Díaz-Canel, nesta quinta-feira, dia 22, no hotel Intercontinental Le Grand, em Paris. O presidente também recebeu a delegação do Haiti, em um dia de agendas bilaterais, durante a visita à França.

Fontes que acompanharam a conversa com o líder cubano afirmaram que o governo brasileiro vai revisar a dívida da ditadura castrista com o Brasil, para calcular o exato valor devido por obras de infraestrutura financiadas em governos passados, como o Porto de Mariel. As reuniões ocorreram no âmbito da cúpula do Novo Pacto Financeiro Global, organizada pelo presidente da França, Emmanuel Macron.

Cuba tem débitos junto ao País, assim como a Venezuela, com quem o governo Lula instituiu uma mesa de diálogo sobre o montante de U$ 1,2 bilhão – o ditador Nicolás Maduro deseja contestar parte do valor.

O presidente do Brasil e o ditador cubano não trataram de projetos novos, segundo integrantes do Palácio do Planalto. Na reaproximação, os dois países nomearam embaixadores para elevar a representação diplomática em Havana e Brasília.

Leia mais em O Estado de São Paulo