Porto Alegre, quinta, 03 de outubro de 2024
img

Estou doido para fazer um acordo com a União Europeia, diz a Lula a Macron, por Ana Carolina Amaral/Folha de Sâo Paulo

Detalhes Notícia
Presidente criticou a ausência de menção à desigualdade em encontro com líderes mundiais. O presidente francês Emmanuel Macron (à direta) fala ao lado do presidente Lula e do primeiro-ministro da China, Li Qiang, na cerimônia de encerramento da Cúpula do Novo Pacto Financeiro, em Paris - Lewis Joly/Pool via AFP

 

 

“Não é possível que, em um encontro com líderes mundiais, a palavra desigualdade não apareceu”, afirmou o presidente Lula em encontro com o presidente francês Emmanuel Macron e dezenas de chefes de Estado, na cerimônia de encerramento da Cúpula do Novo Pacto Financeiro, que acontece em Paris desde quinta-feira (22).

O encontro promoveu seis mesas redondas para discutir a reforma de instituições financeiras multilaterais e bancos de desenvolvimento, com o objetivo de alavancar o investimento em infraestrutura básica e ações climáticas nos países em desenvolvimento.

“Junto da questão climática, temos que colocar a desigualdade. Salarial, de raça, de gênero, de saúde”, propôs Lula, acrescentando que o mundo aumentou a concentração de riqueza.

“Se não discutir a desigualdade com igual prioridade à questão climática, podemos ter um clima muito bom e o povo morrendo de fome em vários países”, afirmou.

Leia mais na Folha de São Paulo