O secretário de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos, Mateus Wesp, e a secretária de Obras Públicas, Izabel Matte, assinam nesta terça-feira, 27 de junho, às 14h30, a ordem de retomada das obras dos Centros da Juventude (CJs) do Estado. O ato acontece na Secretaria de Obras Públicas, no 3º andar do Centro Administrativo Fernando Ferrari (Av. Borges de Medeiros, 1501).
Está confirmada a presença de integrantes do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), financiador do Programa de Oportunidades e Direitos (POD), que é coordenado pela Secretaria de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos (SJCDH), responsável pelos CJ. Também estarão presentes representantes das construtoras que executarão as obras (Conzatti Engenharia, STeixeira Construtora e Easy Service).
No total, o programa conta com seis Centros da Juventude, sendo que a obra do CJ Viamão foi entregue em 2022. Os demais CJs (Alvorada, Cruzeiro, Lomba do Pinheiro, Restinga e Rubem Berta) atendem o público em locais cedidos pelo Estado ou locados com recurso público.
O POD, a partir de práticas de prevenção, atende à população de 15 a 24 anos que vive em territórios de vulnerabilidade social e com altos índices de violência. Nos CJs o público tem acesso a atividades educacionais como cursos profissionalizantes e de idiomas, além de reforço escolar. Os jovens também têm a possibilidade de serem encaminhados para o mercado de trabalho, participarem de eventos culturais e esportivos e receberem acompanhamento psicossocial para eles e suas famílias.
As obras atualmente estão com a seguinte porcentagem de conclusão:
• CJ Rubem Berta – 96% das obras concluídas
• CJ Cruzeiro – 94% das obras concluídas
• CJ Lomba do Pinheiro – 93% das obras concluídas
• CJ Restinga – 86% das obras concluídas
• CJ Alvorada – 82% das obras concluídas