Porto Alegre, sexta, 04 de outubro de 2024
img

Ditadura da Venezuela torna líder da oposição inelegível por 15 anos/Revista Oese

Detalhes Notícia
Controladoria-Geral argumenta que María Corina apoiou sanções dos Estados Unidos contra seu país. María Corina Machado lidera as primárias da oposição | Foto: Reprodução/Wikimedia Commons

 

 

A ditadura da Venezuela tornou inelegível a principal líder da oposição no país, María Corina Machado. Ela não poderá exercer cargos públicos por 15 anos, de acordo com a Controladoria-Geral. O deputado José Brito divulgou a informação nesta sexta-feira, 30.

Segundo o órgão, María Corina cometeu irregularidades administrativas na época em que era deputada, de 2011 a 2014. A Controladoria-Geral impôs a mesma punição em 2015, mas com validade de apenas um ano. Agora, o afastamento por tempo maior ocorreu porque María Corina apoiou sanções dos Estados Unidos contra o ditador Nicolás Maduro.

Esse caso acontece no mesmo dia em que o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) tornou inelegível o ex-presidente Jair Bolsonaro. Por 5 votos a 2, a Corte decidiu afastá-lo dos cargos eletivos por oito anos. O general Braga Netto, candidato à Vice-Presidência em 2022, está livre.

Leia mas em Revista Oeste