Porto Alegre, sexta, 04 de outubro de 2024
img

Lula exalta o SUS em evento no Hospital de Clínicas, em Porto Alegre, por Felipe Nabinger/Correio do Povo

Detalhes Notícia
"Precisou acontecer uma pandemia para que o SUS fosse respeitado neste país", disse Lula em seu discurso. Presidente recordou que era deputado constituinte na época da criação do Sistema Único de Saúde | Foto: Mauro Schaeffer

 

 

Em visita ao Rio Grande do Sul, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva participou nesta sexta-feira (30) da inauguração oficial dos blocos B e C do Hospital de Clínicas de Porto Alegre. Durante seu discurso, Lula exaltou o Sistema Único de Saúde (SUS). O presidente lembrou que era deputado constituinte, juntamente com o ex-governador Olívio Dutra, presente no palco, quando o SUS foi criado, buscando a universalização da saúde no país.

“Quem já morou nos Estados Unidos e países da Europa, sabe que não há em país algum plano de saúde com a abrangência do SUS. Precisou acontecer uma desgraça, que foi a pandemia, e de um governo negacionista para que o SUS fosse respeitado nesse país. Morreram 700 mil pessoas, mas poderiam ter morrido mais de um milhão, não fosse a dedicação dos profissionais do SUS”, afirmou.

Ao defender que a inauguração dos dois novos blocos torna o Clínicas o centro de excelência mais importante do país, Lula afirmou que é possível construir um outro país e que não há nada que impeça o Brasil de se tornar um país mais rico e mais justo.

Leia mais no Correio do Povo