Porto Alegre, sexta, 04 de outubro de 2024
img

Leite e ex-governadores fazem apelo a Lula, por Flavia Bemfica/Correio do Povo

Detalhes Notícia
O tema das finanças públicas predominou no almoço no Palácio Piratini. Lula participou de almoço com a presença de Leite e ex-governadores | Foto: Gustavo Mansur/Secom /

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ouviu, durante almoço fechado, no Palácio Piratini, relatos da situação financeira do Rio Grande do Sul. As manifestações vieram do atual ocupante do Piratini, Eduardo Leite (PSDB), e de ex-governadores de diferentes linhas ideológicas, como o PT, PP e MDB.

Na ocasião, Leite fez uma exposição sobre a situação financeira do Rio Grande do Sul e a necessidade de o Estado receber auxílio do governo federal.

O tucano fez um comparativo entre recursos dos quais dispõe o RS e aqueles aos quais têm acesso outros estados, como royalties, no caso do Rio de Janeiro, ou aqueles gerados por Itaipu, como ocorre com o Paraná.

O governador lembrou ainda que o RS pleiteia novos termos para o Regime de Recuperação Fiscal (RRF), de renegociação de sua dívida, ao qual o Estado aderiu no ano passado. Além de Leite, o coordenador da bancada federal gaúcha no Congresso, deputado federal Carlos Gomes (Republicanos), também fez uma exposição.

Leia mais no Correio do Povo