Porto Alegre, quinta, 21 de novembro de 2024
img

Com divergências internas, Mercosul realiza cúpula mas não deve atingir consenso sobre a UE; da RFI

Detalhes Notícia
Os governantes do Mercosul se reúnem nesta segunda e terça-feiras (3 e 4), em Puerto Iguazú, na Argentina, sem um projeto detalhado para contrapor as exigências ambientais da União Europeia nas negociações do acordo de livre comércio entre os dois blocos. A cúpula ocorre num contexto de insatisfações do Uruguai com o grupo sul-americano. Presidente do Uruguai, Luis Lacalle Pou, e Lula encontraram-se em maio, na Cúpula dos Países Sul-Americanos. Montevidéu tem questionado a falta de avanços no Mercosul. (30/06/2023) AP - Andre Penner

 

 

A reunião contará com a presença do presidente anfitrião, o argentino Alberto Fernández, e seus colegas do Uruguai, Luis Lacalle Pou; do Paraguai, Mario Abdo; e do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, que exercerá a presidência do bloco até o final do ano.

Um dos assuntos mais importantes da agenda do Mercosul hoje, uma resposta detalhada às novas exigências ambientais da Europa, não deve sair do encontro. Desde o vazamento, em março, de uma carta na qual Bruxelas apresenta rígidas condições para o avanço da ratificação do tratado, uma nuvem de desconfiança mútua se instalou e coloca em dúvida qualquer conclusão do acordo Mercosul-UE, alcançado em 2019.

“Estamos muito próximos de apresentar nossas avaliações aos parceiros do Mercosul”, disse o secretário de Assuntos Econômicos e Financeiros do Ministério das Relações Exteriores do Brasil, Mauricio Carvalho, embora seja improvável que se chegue a conclusões a tempo de Puerto Iguazú.

Leia mais em RFI