“Um Manifesto em defesa dos tesouros ambientais e pelo resgate da velha Capital.”, assim o editor Elmar Bones define o livro ‘Viamão 300 anos’. A obra foi concebida e coordenada pelo jornalista José Barrionuevo, com prefácio de Eduardo Bueno, produção do historiador Vitor Ortiz e participação especial de Rogério Mendelski.
Três vezes o tamanho da capital, Viamão guarda a maior e mais diversificada reserva ambiental de um território intensamente urbanizado, com uma população de 4 milhões de habitantes.
Mais de dois terços do município de 1.500 quilômetros quadrados são áreas rurais, parte delas de preservação formada por dois grandes parques, quatro banhados, lagoas, morros, florestas, dunas.
Todos os biomas que formam a paisagem natural do Rio Grande do Sul estão reunidos ali, com sua diversidade e riqueza. Um verdadeiro santuário ecológico com 108 km de orla.
O livro tem 200 páginas, mais de 300 fotografias, mapas e imagens e faz um recuo na história para mostrar a ocupação dos antigos Campos de Viamão, onde se formaram as primeiras povoações no Rio Grande do Sul, no início do século XVIII.
O lançamento do livro VIAMÃO 300 ANOS, com sessão de autógrafos, será dia 07 de julho, das 18h às 20h, no interior da Capela Grande – Igreja de Viamão, legado arquitetônico tombado como patrimônio cultural brasileiro.
@livroviamao300anos
https://viamao300anos.online/flipbook-1/