Porto Alegre, sábado, 05 de outubro de 2024
img

Reforma tributária trava, e esforço concentrado de Lira para votar pautas econômicas pode implodir, por Danielle Brant/Folha de São Paulo

Detalhes Notícia
Reforma tributária trava, e esforço concentrado de Lira para votar pautas econômicas pode implodir, por Danielle Brant/Folha de São Paulo Projeto que retoma voto de qualidade no Carf e arcabouço fiscal também sofrem na Câmara. Presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), se reúne com governadores e secretários de Fazenda na residência oficial da Câmara - José Cruz/Agência Brasil

Principal pauta da semana de esforço concentrado convocada pelo presidente Arthur Lira (PP-AL), a reforma tributária travou na Câmara, alvo de uma ofensiva de setores como saúde, serviços e agro e também sob pressão de governadores, que querem gerenciar a arrecadação de impostos.

Segundo líderes partidários e técnicos legislativos, é improvável que o texto alcance até sexta-feira (7) um consenso que viabilize o número de votos necessários para que seja aprovado —por ser uma PEC (proposta de emenda à Constituição), precisa do apoio de pelo menos 308 deputados, em votação em dois turnos.

Na avaliação deles, foi um erro de Lira pautar a reforma nesta semana. Eles falam em uma tentativa do presidente da Câmara de impor seu ritmo sem consultar os líderes e bancadas. Nas palavras de um parlamentar, é um desafio pessoal de Lira contra a vontade de boa parte da Câmara. Nos bastidores, alguns veem ainda uma intenção do alagoano de desviar atenção das investigações sobre desvios no kit robótica.

Leia mais na Folha de São Paulo