Porto Alegre, sábado, 05 de outubro de 2024
img

Canoas: Defesa Civil promove ações volantes para distribuição de doações

Detalhes Notícia
FOTO: PMCA

 

 

A Defesa Civil iniciou nesta terça-feira (4) as ações volantes da Campanha do Agasalho para ajudar os canoenses em situação de vulnerabilidade social. Moradores da rua da Barca e de áreas ribeirinhas receberam as primeiras entregas de agasalhos, cobertas, alimentos e artigos de higiene e limpeza. Outras duas entregas em diferentes locais serão promovidas nesta semana.

A moradora Santa Lúcia Belmiro Fagundes, de 65 anos, foi uma das beneficiadas e destacou a importância da ajuda que chega por meio das doações. “Eu moro na beirinha do Rio do Sinos. A gente tem pouca coisa e ainda perdi meu marido há um ano. O que a gente ganha na rua, como rancho e roupas, ajuda muito em casa”, disse. Cada pessoa beneficiada pela campanha pode retirar até 30 peças de roupas no local e até três pares de calçados.

Cátia Rodrigues Barbosa, moradora da rua da Barca, também elogiou a ação solidária. “Acho que é fundamental ajudar as pessoas. Muitos não têm nem casaco para usar nesse frio. E ainda temos também muitos que precisam de comida”, afirmou.

A primeira atividade distribuiu 1.650 peças de roupas, 162 pares de calçados, 120 cobertas e 100 ranchos básicos para a população carente da região. O rancho entregue é composto por 15 quilos de alimentos não perecíveis. “Iniciamos pelas famílias ribeirinhas que foram atingidas pelas grandes chuvas. Tudo isso é fruto das doações que a gente já recebeu da população e, como forma de transparência, estamos mostrando onde está chegando, nas pessoas que mais precisam”, destacou o secretário adjunto da Defesa Civil, Igor Sousa.

Entrega no local

No final da manhã, um ônibus da empresa Sogal compareceu ao local da ação para a entrega de 50 cobertas. “Fizemos uma ação dos Cuteleiros do Brasil e conseguimos arrecadar, com a venda de facas doadas pelos cuteleiros, em torno de três mil cobertores. Estamos distribuindo nas regiões onde as chuvas afetaram bastante esse ano”, disse o motorista e cuteleiro Juliano Ribas Teixeira.

Campanha do Agasalho

A Campanha do Agasalho 2023 da Prefeitura de Canoas superou a marca de 44,4 mil peças em um mês. A arrecadação de roupas, calçados, cobertores e outros itens de cama, mesa e banho segue em 72 pontos de coleta, em diferentes locais da cidade, até o dia 21 de setembro.

Retirada de doações

Além das ações volantes, a retirada de itens e a entrega de doações acontecem na sede da Defesa Civil, localizada na rua Bandeirantes, 450, no bairro Nossa Senhora das Graças, de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h. O órgão também entrega e arrecada doações aos sábados, durante o Prefeitura na Rua, sempre das 9h às 12h.