Porto Alegre, sábado, 05 de outubro de 2024
img

IPCA registra a primeira deflação em nove meses, com queda de alimentos e combustíveis, por Carolina Nalin/O Globo

Detalhes Notícia
Índice recuou 0,08% em junho, após alta de 0,23% em maio. Essa é a menor variação para o mês de junho desde 2017. Queda de 3,4% no preço da gasolina contribuiu para redução do IPCA-15 em junho Getty Images

Um alívio nos preços dos alimentos e combustíveis ajudou o IPCA (Índice de Preços ao Consumidor) a registrar a primeira deflação em nove meses. O índice recuou 0,08% em junho, após alta de 0,23% em maio. Essa é a menor variação para o mês de junho desde 2017, quando o índice ficou em -0,23%. Os dados foram divulgados pelo IBGE nesta terça-feira.

Apesar de alimentação e combustíveis terem puxado para baixo o indicador de inflação, a queda observada nos preços dos automóveis novos e usados foi determinante para o IPCA registrar deflação. Segundo cálculos do IBGE, o IPCA teria uma alta de de 0,03% em junho caso fossem retirados da cesta de consumo os automóveis novo e usado, que caíram por conta do programa de descontos do governo para compra de veículos.

O que dizem os analistas?
Economistas reconhecem que o ritmo de alta dos preços no país segue perdendo força, mas o movimento ainda enseja cautela por parte do Banco Central na calibragem dos juros. O Comitê de Política Monetária vai se reunir em agosto para decidir a taxa de juros, um dos principais instrumentos de controle da inflação, que hoje está em 13,75% ao ano.

Leia mais em O GLobo