Porto Alegre, domingo, 06 de outubro de 2024
img

Câncer: Brasileiro tem pulmão operado fora do corpo e depois colocado de volta, por André Biernath/Folha de São Paulo

Detalhes Notícia
Diagnosticado com um tumor no órgão, Oswaldo de Jesus é um dos três brasileiros a passar pelo procedimento. O cirurgião Marcos Samano (à esquerda) e o porteiro Oswaldo de Jesus estiveram em um dos primeiros autotransplantes realizados no país - Divulgação/Marcos Samano

 

 

O porteiro Oswaldo de Jesus Santos, de 68 anos, trabalhava normalmente num sábado de 2020 quando sentiu uma forte dor no peito.

Como o incômodo não ia embora, ele resolveu ir ao pronto-socorro no dia seguinte, onde recebeu o diagnóstico de tuberculose.

Sem perceber melhora dos sintomas após passar pelo tratamento inicial, Santos marcou uma nova consulta, fez exames e recebeu a notícia: a origem do problema, na verdade, era um câncer no pulmão.

Natural de Itagibá, na Bahia, e residente em São Paulo há 50 anos, Santos diz que a descoberta do tumor não gerou medo de imediato. “Eu logo pensei: se tiver jeito, a gente tira o ‘bicho’ fora. E, se não tiver, eu vou para o buraco mesmo”, diz, em tom de brincadeira.

Mesmo com a aparente serenidade e abnegação, Santos não poderia imaginar que, poucos meses após a notícia, ele seria um dos únicos três brasileiros a ser submetido a uma cirurgia inovadora e pouco difundida no país.

Leia mais na Folha de Sâo Paulo