Porto Alegre, domingo, 06 de outubro de 2024
img

IVA do Brasil pode ir a 28% e ser o maior do mundo, segundo pesquisa do Ipea, por Alexa Salomão/Folha de São Paulo

Detalhes Notícia
Aprovados na Câmara, regimes tributários favorecidos, alíquotas reduzidas e isenções elevam novo tributo. Linha de produção de calçados; reforma em tramitação no Congresso busca modernizar tributação sobre consumo de produtos e serviços - 27.05.21 - Adriano Vizoni/Folhapress

 

 

Com base na proposta de Reforma Tributária aprovada na Câmara, a alíquota efetiva do novo tributo brasileiro para taxar o consumo de bens e serviços ficaria em 28,4%, aponta nota técnica do Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada).

Seria a maior do mundo para um IVA (Imposto sobre Valor Agregado). Hoje, a maior do gênero é a da Hungria, de 27%.

A alíquota brasileira vai ser definida em lei complementar. A expectativa inicial era que ficasse em 25%, mas efeitos de regimes favorecidos, alíquotas reduzidas e isenções incluídas no texto antes da votação pela Câmara devem pressionar por uma alíquota maior.

O estudo do Ipea é o primeiro a medir os possíveis efeitos da reforma, a partir do cruzamento de dados da Receita Federal para a arrecadação setorial e as exceções negociadas pelos deputados, tomando o cuidado de manter a carga tributária.

Leia mais na Folha de Sâo Paulo