Porto Alegre, domingo, 06 de outubro de 2024
img

Governo dá aval a lei defendida por bancada da bala que pode limitar mulheres na PM, por Julia Chaib, Raquel Lopes e João Gabriel/Folha de São Paulo

Detalhes Notícia
Proposta recebe críticas de instituições ligadas à segurança pública e de órgãos ambientais. Policiais militares durante dispersão de usuários de crack no fluxo da cracolândia na rua dos Gusmões, no centro de São Paulo - Danilo Verpa/Folhapress

 

 

O governo Luiz Inácio Lula da Silva (PT) deu sinal verde para a aprovação do projeto que cria a Lei Orgânica da Polícia Militar, uma das principais bandeiras da bancada da bala. A lei limita a entrada de mulheres, além de dar poder de fiscalização ambiental às corporações, o que contraria servidores de órgãos como o Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis).

Segundo membros do Ministério da Justiça e Segurança Pública, a recomendação dada foi deixar a lei ser aprovada mesmo sob críticas de instituições que atuam na área. A pasta só iria se manifestar caso os parlamentares quisessem fazer alteração no texto.

O projeto está no Senado e a ideia é que não volte à Câmara, que aprovou o texto no apagar das luzes do ano passado, em 14 de dezembro.

Integrantes do governo dizem que aprovar o projeto representa um gesto de aproximação a policiais e bombeiros militares, que são parte da base de Jair Bolsonaro (PL), e que foi custoso construir um acordo para o texto chegar à fase atual.

Leia mais na Folha de São Paulo