Porto Alegre, segunda, 07 de outubro de 2024
img

Embaixador da UE no Brasil discorda de Lula: ‘Venezuela não é democracia’, por Roseann Kennedy e Eduardo Gayer/O Estado de São Paulo

Detalhes Notícia
Em entrevista à Coluna do Estadão, Ignacio Ybañez comenta posições do presidente sobre país vizinho e guerra na Ucrânia. O embaixador da União Europeia no Brasil, Ignacio Ybáñez. Foto: Gabriela Biló/ Estadão

O embaixador da União Europeia no Brasil, Ignacio Ybañez, refuta a ideia apresentada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva de que democracia seja um conceito relativo. Ele faz questão de criticar a ditadura da Venezuela, aliada do governo brasileiro. “Para nós, a democracia não é relativa. Democracia existe ou não existe. Na Venezuela, não existe democracia. No Brasil, existe”, afirma o diplomata em entrevista à Coluna. “Eleições e o respeito aos direitos humanos são elementos essenciais na democracia. E isso não é cumprido na Venezuela”.

Se discorda sobre a democracia na ditadura venezuelana, Ybañez concorda com Lula de que a solução para a Venezuela precisa ser encontrada pelos próprios venezuelanos. “São eles que têm que chegar à solução, não temos como apresentar”, defende o embaixador.

Durante a cúpula da União Europeia-Celac, em Bruxelas, Lula e o presidente da França, Emmanuel Macron, se reuniram paralelamente ao evento para discutir o processo político na Venezuela e formas de garantir que as eleições no país vizinho ocorram com lisura.

Leia mais em O Estado de São Paulo