Porto Alegre, segunda, 07 de outubro de 2024
img

Simone Tebet nega conversa com Lula sobre troca no IBGE pouco antes da escolha de Pochmann, por Cristina Camargo/Folha de São Paulo

Detalhes Notícia
Ministra disse em entrevista que substituição seria desrespeito e declarou não conhecer economista indicado. A ministra do Planejamento , Simone Tebet, em coletiva de imprensa - Gabriela Biló - 17.abr.23/Folhapress

 

 

Poucas horas antes do anúncio do economista Marcio Pochmann, filiado ao PT, como o novo presidente do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), a ministra Simone Tebet (Planejamento) disse que ainda não havia conversado com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sobre o assunto.

“Não estamos tratando de IBGE. Até porque seria um desrespeito com um presidente que está hoje lá e tem um ciclo que não se encerrou”, afirmou em entrevista à jornalista Miriam Leitão, na Globonews, citando anúncios relacionados ao Censo 2022.

Ela também disse que discutiria a troca no IBGE “no momento certo e com a pessoa certa”.

A decisão sobre Pochmann foi tomada em meio a resistências de uma ala do Ministério do Planejamento, que abriga o órgão. Apesar disso, a ministra disse a interlocutores ouvidos pela Folha que não iria impor obstáculos à nomeação. Na visão dela, não há risco de ingerência política na instituição diante do diagnóstico de que o órgão é técnico e “caminha sozinho”.

Leia mais na Folha de São Paulo