Porto Alegre, quinta, 28 de novembro de 2024
img

Eleições 2024: como estão os movimentos pela disputa da Prefeitura de Porto Alegre, por Rafael Renkovski/Correio do Povo

Detalhes Notícia
Foto: Brayan Martins / PMPA

 

 

A menos de 15 meses para a eleição pelo comando da prefeitura de Porto Alegre, os partidos têm ampliado as articulações para a disputa. Uma tendência, porém, já fica evidente: menor número de candidaturas. Isso porque na eleição passada, em 2020, 12 candidatos participaram do pleito.

Um movimento tem sido em torno do apoio à reeleição de Sebastião Melo (MDB) e Ricardo Gomes (PL), especialmente entre os partidos que compõem a base do governo. No segundo turno de 2020, Melo conseguiu agrupar muitos partidos que estavam na disputa. O PL já anunciou a intenção de manter Ricardo Gomes na chapa. “Não tem outro caminho a não ser estar com Sebastião Melo e Ricardo Gomes em 2024”, prevê o presidente municipal do PL, deputado estadual Rodrigo Lorenzoni. O PP, que no pleito passado teve Gustavo Paim, também já fez os acenos de apoio. “Estamos totalmente fechados com Melo e Gomes”, afirma o presidente municipal do PP, Vitor Alcântara.

Em 2020, o PTB apresentou o nome do ex-prefeito José Fortunati, que renunciou às vésperas da eleição, declarando adesão a Melo. A presidente do PTB na Capital, vereadora Tanise Sabino, lembra que o partido foi o primeiro a declarar apoio à reeleição de Melo. “Temos posicionamento e temos lado”, afirmou. Após o pleito, Fortunati deixou a sigla e atualmente está no União Brasil, que lançou o deputado estadual Thiago Duarte como pré-candidato.

Leia mais no Correio do Povo