A experiência de Curitiba, no Paraná, com a integração do transporte metropolitano foi apresentada em solo gaúcho nesta quinta-feira. “A governança é a chave”, afirmou o presidente da URBS – Urbanização de Curitiba S.A., Ogeny Pedro Maia Neto, sobre a implementação desse formato em Porto Alegre e Região Metropolitana. Como tornar realidade essa proposta na Capital gaúcha e entorno foi tema do Almoço Metropolitano realizado pela Associação dos Municípios da Região Metropolitana de Porto Alegre (Granpal).
A empresa paranaense dirigida pelo engenheiro mecânico é a administradora do sistema de transporte coletivo de Curitiba. Conforme o profissional, o primeiro passo para a integração deve ser estabelecer quem vai gerir o formato e quem vai regular o serviço.
“É importante dar a competência certa para cada um e os papéis certos. Isso pode ser feito por convênio, inicialmente, e a evolução é para um consórcio ou para uma agência que faça essa regulação”, pontuou. No caso de Curitiba, foi feito um convênio, formato apontado por Maia Neto como mais prático até que se crie e aprove uma legislação.
Leia mais no Correio do Povo