Porto Alegre, terça, 08 de outubro de 2024
img

Liberação de agrotóxico no governo Lula segue ritmo da gestão Bolsonaro, por Alexa Salomão/Folha de São Paulo

Detalhes Notícia
Em seis meses e meio foram feitos 231 registros, volume que já supera o total anual de qualquer outra gestão do PT. Fachada do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento; gestão Lula mantém ritmo de autorizações para agrotóxicos - 08.02.19 - Geraldo Magela/Agência Senado

 

 

O Mapa (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento) do governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) aprovou, até meados de julho, o registro de 231 agrotóxicos. O ritmo de liberações nesse período equipara-se ao do primeiro ano de mandato de Jair Bolsonaro (PL) e supera a soma anual de qualquer mandato petista.

O pico de autorizações do PT ocorreu em 2008, quando o governo Lula 2 liberou ao longo de todo aquele ano 202 registros.

Essas aprovações ocorrem dentro das regras estabelecidas por um controverso decreto, editado por Bolsonaro em outubro de 2021. A norma acelera trâmites na liberação desses produtos químicos, procedimento questionado por alguns especialistas, que destacam riscos à saúde e ao meio ambiente, mas defendido pelos produtores, com o argumento de que agiliza a adoção de produtos modernos, menos prejudiciais.

Leia mais na Folha de São Paulo