Porto Alegre, terça, 08 de outubro de 2024
img

Lula reclama do centrão e vê uso de votação para pressionar por reforma ministerial, por Thiago Resende e Catia Seabra/Folha de São Paulo

Detalhes Notícia
Presidente ainda não tem previsão para reuniões com PP e Republicanos; Câmara emperra arcabouço fiscal. O presidente Lula durante cerimônia do Ministério da Pesca no Palácio do Planalto - Pedro Ladeira-2.ago.23/Folhapress

 

 

O presidente Lula (PT) tem reclamado a aliados sobre a estratégia de líderes do centrão para pressioná-lo a concretizar a reforma ministerial que irá colocar o PP e o Republicanos no primeiro escalão do governo.

Em conversas com pessoas próximas, segundo relatos, o petista afirmou que as negociações vão acontecer e não deveriam se misturar com sinalizações em tom de ameaça e barganha.

Contrariando o Palácio do Planalto, a Câmara ainda não deu uma previsão de quando irá concluir a votação do novo arcabouço fiscal. Falta apenas uma votação no plenário da Casa para Lula conseguir liquidar a tramitação do projeto e cumprir uma promessa de campanha –extinguir o teto de gastos.

Integrantes do centrão reconhecem nos bastidores que o objetivo é forçar Lula a acelerar as conversas com os partidos que receberam a promessa de ministério e cargos em estatais.

Leia mais na Folha de São Paulo