Representantes da Comissão Permanente de Atuação em Emergências (Copae) se reuniram, na manhã desta terça-feira, 12, no Centro Administrativo Municipal Guilherme Socias Villela (CAM), para alinhar ações preventivas devido à possibilidade de chuvas intensas em Porto Alegre nos próximos dias A reunião foi coordenada pelo vice-prefeito Ricardo Gomes e o coordenador da Defesa Civil Municipal, Evaldo Rodrigues.
Além da Defesa Civil, participaram os órgãos públicos municipais envolvidos no atendimento às comunidades em caso de emergências. O vice-prefeito destacou a necessidade de atenção das equipes da prefeitura para as áreas de risco. “Pedimos que todos os serviços municipais tenham agilidade na solução dos problemas que ocorreram na noite de segunda-feira devido às rajadas de vento e os que, por ventura, ocorram e impactem na mobilidade da cidade’’, afirma Gomes.
Segundo a previsão meteorológica, estão previstos acumulados de chuva próximos aos 50 milímetros e rajadas de vento de até 60 quilômetros por hora a partir da meia-noite desta quarta-feira, 13, até as 6h de quinta-feira, 14. Há riscos de alagamentos, inundações, queda vegetais e impactos na mobilidade. “As equipes estão prontas para uma eventual necessidade de atendimento à população’’, ressalta o coordenador da Defesa Civil.
Sistema de proteção – Na reunião, o Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) apresentou as ações preventivas efetuadas no Sistema de Proteção Contra Cheias. A diretora de Tratamento de Água e Esgotos, Joicineli Becker, mostrou a mobilização das equipes operacionais no preparo das estruturas para o período de cheias.
“Desde 2021, foram investidos em torno de R$ 5 milhões em manutenção e melhorias nas casas de bombas pluviais, com aquisição de novos grupos motor bomba, ações de automação da operação e aquisição de novas comportas”, diz a diretora.
Doações – O Centro Administrativo Municipal Guilherme Socias Villela, localizado na rua General João Manoel, 157, no Centro Histórico, estará aberto para receber doações a partir desta quarta-feira, 13, até sexta-feira, 15, das 9h às 17h. A necessidade é de alimentos não perecíveis e kits de higiene e limpeza.
Em caso de dúvidas e emergências, ligue para a Defesa Civil (199) ou Corpo de Bombeiros (193).