O retorno da instabilidade no município foi marcado por fortes pancadas de chuva a partir do fim da madrugada desta sexta-feira (22). As precipitações tiveram início por volta das 5h e, ao longo de três horas, alcançaram a marca de 48,6 milímetros (mm), no bairro São Luís e arredores. De acordo com o Escritório de Resiliência Climática de Canoas (Eclima), o volume representa quase um terço da média histórica para o mês de setembro, que costuma ser de 147,8 mm.
A região do bairro Mathias Velho teve 41,8 mm, seguido do Marechal Rondon (40 mm), Estância Velha (38,6 mm) e Rio Branco (32,8). As condições climáticas adversas, com a incidência de temporal, haviam sido comunicadas pelo Eclima. Alguns pontos críticos com alagamentos foram identificados pela Defesa Civil e solucionados pelas subprefeituras nas ruas Aracaju, no bairro Mathias Velho, e Berto Círio, no bairro São Luís; trecho da avenida Venâncio Aires, no Niterói; ponto da rua Humberto de Campos, no Rio Branco; ruas Dr. Barcelos e Araçá, no Centro; rua Saldanha da Gama, no bairro Harmonia. Equipes verificaram as bocas de lobo nessas regiões, consertaram erosões e limparam obstruções na rede. As Casas de Bombas operaram normalmente.
Confira a previsão para os próximos dias
Sábado (23)
Sol aparece com nuvens ao longo do dia. No decorrer da tarde para a noite, as nuvens predominam e provocam pancadas de chuva. A mínima deve ser de 19ºC, e a máxima fica em torno de 26ºC.
Domingo (24)
Sol surge com nuvens pela manhã. Entre a tarde e noite, as nuvens aumentam e provocam algumas pancadas de chuva. A temperatura será um pouco mais baixa do que no dia anterior. Mínima de 17ºC e máxima de 24ºC.
Segunda-feira (25)
Tempo instável ao longo do dia, com a ocorrência de chuva a qualquer hora. As pancadas podem ser fortes em alguns momentos, com trovoadas e possibilidade de temporal localizado. Não se descarta vento forte e queda de granizo. Mínima de 17ºC e máxima de 20ºC.