Porto Alegre, segunda, 06 de maio de 2024
img

RS: Primavera em Canoas será mais quente e chuvosa, prevê meteorologia

Detalhes Notícia
Foto: Thiago Guimarães
 

 

A primavera começa neste sábado (23), às 3h50, e promete ser diferente do que estamos habituados, sem a projeção de clima mais ameno no período marcado pelo colorido das flores. De acordo com a MetSul Meteorologia, a estação que antecede o verão sofrerá os efeitos do El Niño, o que significará um clima com mais umidade e maior probabilidade de chuvas fortes.

“Nas primeiras semanas, os dias e noites têm praticamente a mesma duração. Gradativamente, os dias vão se prolongando na medida em que as noites ‘encolhem’ até que ocorra o sosltício de verão previsto para o dia 22 de dezembro, às 00h27”, aponta a projeção meteorológica encomendada pelo Escritório de Resiliência Climática de Canoas (Eclima).  

Em virtude da transição de massas de ar quente e frio, em alternância com grande variação térmica com registros históricos de neve, geada e ondas de calor, o canoense deve se deparar com significativas mudanças no tempo em poucas horas ou dias. “A primavera irá ocorrer numa condição especial associada ao aquecimento do oceano Pacífico Equatorial, chamado de El Niño, que adiciona um ingrediente importante nessa conta do clima, com mais umidade e maior probabilidade de eventos de chuva forte e transtornos na cidade”, indica o estudo.   

Conforme a estação transcorre, segundo a MetSul Meteorologia, o El Niño tende a se intensificar e pode atingir intensidade forte a muito forte até seu pico no fim do ano. O fenômeno deverá ser o mais intenso desde 2015. Na segunda metade da primavera,serão registrados temporais mais localizados, ou seja, os transtornos irão se concentrar em alguns bairros, sem impactar a cidade inteira. Em relação à temperatura, o canoense pode esperar dias muito abafados e com mormaço na maior parte do tempo. 

Diante desse cenário, os alertas por parte do Eclima são importantes para que a população se proteja das tempestades com potencial de raios, vendavais e granizo, assim como dos alagamentos causados por períodos de chuva forte a torrencial. “A previsão do tempo será importante no dia a dia para o canoense se proteger desses eventos climáticos extremos que representam riscos e que podem provocar danos e alagamentos que atrapalham a rotina. Iremos alertar sobre as chuvas, os temporais, fortes ventos e todos os possíveis problemas relacionados às condições do tempo”, destaca o secretário-chefe do Eclima, Aristeu Ismailow.

Segundo Aristeu, a população canoense precisa confiar na comunicação institucional da Prefeitura de Canoas por meio do Eclima. “Nosso trabalho não é baseado em achismos, mas em uma equipe de meteorologistas e outros profissionais que nos dão suporte técnico. O sentido dessas publicações nunca será causar pânico na comunidade, mas informar o que pode ocorrer na nossa cidade ao passar por um fenômeno climático. Trabalharemos com a causa, a consequência e a quem recorrer, para trazer segurança à população”, acrescenta.