A Câmara Municipal de Porto Alegre realizou Sessão Solene em homenagem à Faculdade de Odontologia da Ufrgs. A instituição foi fundada há 125 anos, em 10 de outubro de 1898. A homenagem foi uma iniciativa do vereador Giovani Byl (PTB), com apoio da Mesa Diretora da Casa.
Byl parabenizou a Faculdade de Odontologia pelos seus 125 anos de existência e destacou que o curso está entre os 50 melhores do mundo. “Isso é um motivo de muito orgulho para nossa cidade de Porto Alegre”, ressaltou o parlamentar. Para Byl, a qualidade de ensino da instituição se exemplifica na figura do secretário de Saúde de Porto Alegre, Fernando Ritter, que é formado na instituição. “E vem exercendo uma missão à frente da Secretaria de Saúde, e tem um diferencial, porque a empatia que esse homem tem com certeza veio com a experiência que ele teve nesse curso de Odontologia”, apontou.
O vereador também lembrou que mais de 400 pessoas são atendidas pelos projetos de extensão do curso. “Que são projetos que estão inseridos em lugares de maior vulnerabilidade da cidade, que é na Vila Cruzerio”. Os projetos também atendem a idosos e pessoas com deficiência.
A diretora da Faculdade de Odontologia da Ufrgs, Susana Werner, disse que a homenagem é mais um momento marcante na história da Faculdade de Odontologia. “Principalmente por acontecer em um mês tão emblemático (outubro) que tem tantas datas comemorativas e de alguma forma relacionadas na forma de fazer Odontologia”, frisou a diretora.
Segundo Susana, a proposta da criação do curso de Odontologia tinha o objetivo de melhorar a condição de saúde bucal da população, em oposição ao exercício empírico da profissão. “Desde 1900, quando se formou o primeiro cirurgião dentista da nossa Faculdade, contabilizamos até hoje, a diplomação de 5.427 cirurgiões dentistas”, falou. As celebrações deste ano serão encerradas no dia 24 de novembro, com a palestra da coordenadora geral de saúde bucal do Ministério da Saúde do Governo Federal, Doralice Severo da Cruz, na qual vai falar sobre políticas de saúde bucal no país.
História
O curso de Odontologia da Ufrgs foi criado como anexo à Medicina e Farmácia, após aprovação da proposta apresentada pelo cirurgião-dentista Henrique Riedel, que possuía visão de futuro e estava consciente das perspectivas que conduziriam a Odontologia artesanal e empírica do passado a transformar-se em ciência e profissão de nível superior, integrada à área da saúde pública, visando melhorar a condição de saúde bucal da população.
Desde 1900, quando foi formado o primeiro cirurgião dentista da Faculdade, foram diplomados 5.427 cirurgiões dentistas, sem contar os especialistas, mestres e doutores que tiveram sua formação na instituição. A Odontologia da Ufrgs é considerada uma escola de referência nacional e internacional nos âmbitos da graduação, pós-graduação, pesquisa, extensão e inovação.