Em reunião na tarde da segunda-feira (16), o presidente da OAB/RS, Leonardo Lamachia, se encontrou com os presidentes das principais entidades médicas do estado para conversas sobre a situação dos hospitais de Canoas. A Ordem gaúcha foi convidada a participar para estar a par do cenário.
No encontro, Lamachia buscou mais informações sobre a situação e reafirmou o compromisso da OAB/RS em defesa dos direitos da sociedade. “Recebemos, recentemente, o prefeito de Canoas, Jairo Jorge, que solicitou um encontro conosco, com a intenção de explicar o que ocorre no município. Agora, nos reunimos com as entidades médicas para entendermos melhor o contexto. Os pedidos para estarmos nessas agendas demonstram o protagonismo da Ordem gaúcha e sua importância para a sociedade. Nós cumpriremos nosso papel de defesa da cidadania e de garantia dos direitos da população gaúcha”, destacou.
A OAB/RS também acompanha a situação por meio do Fórum dos Conselhos do RS, o qual é também presidido por Lamachia.
A subseção de Canoas estava representada por sua presidente, Ana Maria Matiello, e pelo presidente da Comissão Especial do Direito à Saúde, Lucas Lazzaretti. “Recebemos relatos relacionados ao caso que chegam, também, por nossas comissões. A OAB Canoas está disposta a dialogar para auxiliar no tema”, disse a presidente.
Presenças
Na reunião, estavam os presidentes da Associação Médica do Rio Grande do Sul (AMRIGS), Gerson Junqueira Júnior; do Conselho Regional de Medicina do RS (Cremers), Eduardo Trindade; e do Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (Simers), Marcos Rovinski – acompanhado do vice-presidente, Marcelo Matias, e do gestor da Assessoria Política, Henrique Pires. Também estiveram presentes o promotor de Justiça de Canoas, Rafael Russomano Gonçalves; e o representante da Sociedade Médica de Canoas, Paulo Nader.