A chuva deu uma trégua e o sol, mesmo tímido, apareceu em Porto Alegre nesta terça-feira (14), penúltimo dia da 69ª Feira do Livro de Porto Alegre, contribuindo para que um grande público prestigiasse o evento. Nesta quarta, data em que se celebra a Proclamação da República, as atividades da Feira ocorrem normalmente, com as bancas abrindo às 10h.
Um dos destaques da programação da véspera do feriado foi o bate-papo com o escritor Faisal Al Suwaidi, dos Emirados Árabes Unidos. No auditório Barbosa Lessa, do Espaço Força e Luz, Faisal deu mais detalhes à plateia sobre o seu romance Sob as asas dos anjos (Editora Rua do Sabão, 2023).
Já no início do encontro, o escritor fez questão de falar em português. “Como é bonito o povo brasileiro. Estou muito feliz que meu romance chegou ao melhor dos povos. Agradeço à literatura, que me uniu a vocês”, disse. Faisal ainda citou referências brasileiras, como os gaúchos Érico Veríssimo e Mário Quintana e o eterno camisa 10 da seleção brasileira, Pelé. Essa é a primeira vez que a Feira do Livro de Porto Alegre recebe um autor do Oriente Médio. Após o encontro – em que destacou que considera a escrita uma forma de ajudar as pessoas a sobreviverem –, Faisal participou de uma sessão de autógrafos.
Outro destaque ficou por conta do recital show em homenagem a Jorge Luis Borges, que ocorreu no Espaço Petrobrás Carlos Urbim. Luiz Coronel, Deborah Finocchiaro, Fera Carvalho Leite, Sérgio Rojas e Alexandre Olly Miguel Tejera conduziram o espetáculo que reuniu a narrativa da obra e do pensamento do escritor argentino.
Quarta-feira é o último dia
Amanhã, 15 de novembro, é o último dia para aproveitar a Feira do Livro de Porto Alegre. A programação – que pode ser conferida no site https://feiradolivro-poa.com.
Está previsto para ocorrer, a partir das 19h, o cortejo de encerramento, com a presença do patrono desta edição, o escritor e cineasta Tabajara Ruas. O local de saída do cortejo será no Espaço Petrobrás Carlos Urbim, localizado entre o Memorial do Rio Grande do Sul e o Museu de Arte do Rio Grande do Sul.
Conforme dados divulgados na segunda-feira pela Câmara Rio-Grandense do Livro, desde o início do evento, em 27 de outubro, até o último domingo (12), 178.256 obras foram vendidas.