Morreu em São Paulo, no início da tarde desta quinta-feira (23), o empresário gaúcho Ricardo Malcon. Ele tinha 73 anos e lutava contra um câncer havia dois anos, conforme informou o irmão Renato Malcon.
Ricardo Malcon nasceu em 3 de abril de 1950, na cidade Porto Alegre, filho de Salomão Malcon e Mouna Chammas Malcon. Formado, em 1978, no curso de Administração de Empresas da PUCRS. Foi uma importante e atuante liderança entre seus colegas, nas entidades de classe e nas entidades associativas.
Em sua carreira profissional exerceu diversos cargos: diretor-presidente da Malcon S/A; diretor-presidente da Malcon Financeira S/A – Sociedade de Crédito Financeiro e Investimento; presidente do Banco Regional Malcon S/A; vice-presidente do Banco Malcon S/A; diretor da Distribuidora de Títulos e Valores Mobiliários Madel Ltda.; diretor da Salomão Malcon – Administrações e Participações Ltda.; Diretor da Malcon – Administradora de Cartão de Crédito Ltda.; vice-presidente da Madel Malcon S/A – Crédito, Financiamento e Investimentos; diretor da Madel Malcon S/A – Crédito, Financiamento e Investimentos; SócioGerente da Ricardo Malcon Administração, Participações e Pecuária Ltda.; presidente da Associação dos Bancos no Estado do Rio Grande do Sul (Asbancos-RS), presidente da Associação Nacional das Instituições de Crédito, Financiamento e Investimento (Acrefi).
Além disso, no exercício de atividades em entidades de classe e entidades associativas, Ricardo Malcon foi agraciado com o Prêmio de Cooperação Líbano-Brasileira 2009, 2ª edição, recebido em Beirute (Líbano), em 22 de outubro de 2009; e com o título “Administrador Gaúcho do Ano”, em 1988, conferido pelo Sindicato dos Administradores do Estado do Rio Grande do Sul.
Ricardo Malcon sempre atuou respeitando e divulgando a sua origem libanesa na comunidade sul-rio-grandense. Participou do Conselho Deliberativo da Sociedade Libanesa de Porto Alegre e foi Presidente da Câmara do Comércio Líbano-Brasileira do Rio Grande do Sul.
Em 1996, Ricardo Malcon recebeu o título de Cônsul Honorário do Líbano em Porto Alegre, atuando em prol dos interesses de seus compatriotas. Já em 2001, foi agraciado com o título de Cônsul Honorário do Líbano no Rio Grande do Sul. E, por sua atuação consular, ele foi Presidente da Associação do Corpo Consular do Rio Grande do Sul.