Reforçando seu caráter internacional, o Festival de Cinema de Gramado leva uma comitiva a Berlinale, o tradicional Festival Internacional de Cinema de Berlim. O evento alemão, que começa hoje (15) e se estende até o dia 25 de fevereiro, contará com a presença da presidente da Gramadotur, autarquia municipal responsável pela realização dos eventos da cidade, Rosa Helena Volk, da diretora de eventos Tatiane Ferreira, do curador Marcos Santuario e da coordenadora do Conexões Gramado Film Market, Gisele Hiltl.
Santuario, que ocupa a curadoria de Gramado há 12 edições, é convidado oficial do Consulado-Geral e da Embaixada da Alemanha para acompanhar o evento. Para ele, “é muito gratificante ver o reconhecimento que Gramado possui ao redor do mundo. Podermos estar prestigiando Berlinale in loco e a convite do Consulado apenas reforça a potência de Gramado em representar o cinema brasileiro”. O curador ressalta, também, a importância do olhar atento da curadoria para as novidades do audiovisual e para o setor de mercado, no qual Berlinale é uma referência: “Para nós, que trabalhamos com conteúdo, é importante poder acompanhar as exibições da produção mundial mais atual. Berlim também é conhecido pelo seu amplo espaço de encontro para o mercado. Essas trocas são fundamentais para conhecer outras culturas e produções ao redor do mundo, com o objetivo de ampliar horizontes e pensar novas possibilidades”, afirma.
O evento exibirá três produções brasileiras, “Campo; Cidade”, de Juliana Rojas, “Dormir de Olhos Abertos”, de Emilie Lesclaux e produção de Kleber Mendonça, e a série “Betinho: No Fio da Navalha”, de André Felipe Binder.