O sábado (24) foi de grandes conquistas para os integrantes do Centro de Referência do Paradesporto Brasileiro de Canoas (CRPB-CANOAS). Os paratletas que são ligados ao CRPB e entidades esportivas como a Associação Esporte+, Instituto Beija Flor e RS Paradesporto, participaram do evento Meeting Paralímpico Loterias Caixa em três modalidades diferentes: natação, atletismo e tiro com arco. No total foram 132 medalhas trazidas para o município.
Nas disputas de Tiro com Arco Recurvo 10 metros os arqueiros o pódio foi composto pelos representantes do município: ouro para Regis Bittencourt Viegas; prata para Antônio Marcos Rubim; e bronze para Leandro Cabral. Já nos 18 metros Tiro com Arco Composto, uma dobradinha canoense: em primeiro lugar ficou com o paratleta, que tem vaga garantida nas Paralímpiadas de Paris 2024, Reinaldo Charão, e o segundo, com o arqueiro Rodrigo Dewes.
“O projeto está dando certo, cada vez mais novos atletas estão aderindo ao esporte, e o apoio do CRPB, por meio da Secretaria de Esporte e Lazer, tem sido fundamental. Canoas está voltando a ser uma referência no Tiro com Arco. Poucas pessoas lembram, mas a cidade já foi um destaque na modalidade olímpica. Agora, estamos voltando a ser essa referência no paralímpico”, destacou Charão.
No atletismo paralímpico, o representante Henrique Vargas do Nascimento, da classe F56, conquistou a primeira posição no lançamento de dardo e a segunda posição no arremesso de peso. Fabiana Krystal Salgueiro Cardoso, da classe T11, conquistou, nos 800m, a primeira posição, e nos 1500m, ficou com a segunda posição. Já Felipe Borges, disputou arremesso de peso e lançamento de dardos. Nas competições escolares, que também integraram o evento, Joseh Fernando Oliveira dos Santos, da classe T20, disputou os 400m e 200m, ficando com a sexta posição em ambas. O atleta Samuel Padilha de Campos, da classe T35, participou das disputas nos 400m. Diego Vargas Lima, da classe F20, ficou em segundo lugar no arremesso de peso.
A para natação foi à modalidade com o maior número de inscritos, ao total foram 30 desportistas que participam do Centro de Referência Paralímpico Brasileiro-Canoas. O quadro de medalhas nessa modalidade foi surpreendente, arrecadando um total de 100 ouros, 17 pratas e cinco bronzes. As disputas aconteceram entre nove equipes de todo Estado. Nas escolares, destaque para Luiza de Azambuja, da S14 na categoria B, com cinco ouros (nos 100m Livre, costas, borboleta e peito e nos 200m Livre), assim como Ana Carolina Matias, da S7 na categoria C, que ficou em primeiro lugar nos 100m livre, costas, peito; nos 50m livre e 400m livre. Outro feito dos atletas foi atingir índice para as etapas da competição nacional escolar e absoluto.
O secretário de Esporte e Lazer, Jerson Cunha destaca a importância de Canoas pensar as políticas públicas voltadas ao paradesporto para que esses atletas possam desenvolver suas habilidades e talentos dentro do esporte. “Ofertar dentro do município as possibilidades de treino e desenvolvimento físico desses atletas é fundamental. Isso possibilita que eles participem das competições no mesmo nível de outros atletas que integram associações esportivas. O Centro de Referência Paralímpico Brasileiro-Canoas, veio para nossa cidade justamente para fortalecer a inclusão por meio do Paradesporto existente no município”.