No primeiro dia de agendas no Rio de Janeiro, o prefeito Sebastião Melo visitou a estrutura do Sambódromo na capital fluminense, o Centro de Operações (COR) e participou de evento da Frente Nacional de Prefeitos (FNP) na cidade. Nesta segunda-feira, 26, após o Carnaval de Porto Alegre, Melo conferiu a organização e o funcionamento da Marquês de Sapucaí, acompanhado do secretário de Meio Ambiente e Urbanismo, Germano Bremm.
“Foi uma visita importante para vermos como se dá a governança deste espaço cultural na cidade do Rio de Janeiro. É uma agenda diretamente relacionada ao nosso Carnaval, que obteve resultados muito positivos a partir do trabalho em conjunto. Queremos aproveitar experiências Brasil afora para seguir construindo com nossas escolas e população” – Prefeito Sebastião Melo.
O prefeito também visitou o Centro de Operações do Rio de Janeiro (COR), equipamento que monitora toda a cidade para reduzir o impacto de ocorrências. No local, é feito o gerenciamento de dados obtidos de mil câmeras e sensores, antecipando medidas em caso de crises como as climáticas.
Melo ainda participou do almoço da FNP no Palácio da Cidade, durante a cerimônia do Prêmio de Jornalismo da entidade. O chefe do Executivo entregou o troféu na categoria da melhor reportagem em vídeo ao jornalista Pedro de Figueiredo Cardoso, pela Série “Desafios da Reforma”, veiculada na Globo News.
Agendas – Na terça-feira, 27, Melo segue com agendas no Rio de Janeiro. Reúne-se com a superintendente da Área de Desenvolvimento Social e Gestão Pública do BNDES, Ana Costa, para dialogar sobre a carteira de financiamento de Porto Alegre. O objetivo do encontro é tratar sobre a prospecção de recursos para demandas prioritárias como habitação, saneamento e segurança, entre outras.
Para dar continuidade no processo de doação do imóvel da Usina do Gasômetro, que é propriedade da União, Melo também se reunirá com o vice-presidente de Regulação e Relações Institucionais da Eletrobras, Rodrigo Limp, e outros representantes da direção.
Fórum na Colômbia – Na quarta-feira, 28, o prefeito embarca para Bogotá, na Colômbia, onde participa de fórum para tratar sobre Cidades Resilientes e Sustentáveis, a convite do Banco de Desenvolvimento da América Latina e Caribe (CAF). O encontro segue até a sexta-feira, 1º de março, e será momento para autoridades de todo o mundo trocarem experiências sobre sustentabilidade, iniciativas e projetos das cidades na área de desenvolvimento urbano.
Até o domingo, 3, o vice-prefeito Ricardo Gomes assume como prefeito em exercício.