O mês de março, além de ressaltar a importância dos direitos e responsabilidades do consumidor, trata também da oportunidade de alcançar o primeiro grande pico de receita do ano para quem vende. Segundo o Índice Antecedente de Vendas do Instituto para Desenvolvimento do Varejo (IAV-IDV), a projeção é de um crescimento de 6% nas vendas para o primeiro semestre de 2024. Com o título de “Black Friday” do primeiro semestre, o Dia do Consumidor (celebrado dia 15/3), e que ganha derivações para Semana do Cliente, Quinzena do Cliente e até Mês do Cliente é uma das datas comerciais mais aguardadas do ano.
A Uappi, empresa especializada em tecnologia para vendas e-commerce, sinaliza um novo ciclo de crescimento, acompanhado de algumas necessidades de reinvenção, diante de um consumidor final cada vez mais habilidoso e exigente com o consumo digital. “Dentre as novidades, 2024 traz um refinamento da logística deste setor. A velocidade e a qualidade na entrega aliadas ao baixo custo, ou até isenção, do frete são tendência e fazem a diferença na tomada de decisão do consumidor”, ressalta Virginia Ribeiro, Customer Success Manager da Uappi. Conforme a plataforma de dados e pesquisa Statista, o mercado de entrega no mesmo dia deverá valer US$ 14,9 bilhões neste ano.