Porto Alegre, sábado, 27 de abril de 2024
img

Quase cinco mil pessoas foram vacinadas contra a gripe em Canoas

Detalhes Notícia
Foto: Renan Caumo PMC

 

 

Conforme a Secretaria de Saúde de Canoas, aproximadamente cinco mil pessoas já receberam a vacina contra a gripe na cidade. “Nesses dois primeiros dias, a maior procura tem sido dos idosos. Porém, o movimento das crianças, que fazem parte dos grupos prioritários, ainda está baixo”, avalia a enfermeira Luciane Godoi Brum, da Diretoria de Imunologia. Desde a última segunda-feira (25), 27 Unidades de Saúde aplicam a vacina contra o vírus da influenza, das 8h às 17 horas, sem fechar ao meio-dia.

Moradoras do Centro, Enilza Moraes, 69 anos, e a mãe, Enedi de Mello, 89 anos, aproveitaram a primeira semana da campanha para receberem as doses. As duas receberam o atendimento na Unidade de Saúde Santa Isabel, no Centro. “Faz anos que faço a vacina da gripe. Ajuda muito para prevenir os problemas respiratórios”, destaca Enilza.

Nesta primeira etapa, a meta da Prefeitura é vacinar 138.447 pessoas que fazem parte dos grupos prioritários, que são pessoas mais vulneráveis à doença, ou seja, idosos com 60 anos ou mais, crianças, de 6 meses de idade a 5 anos, 11 meses e 29 dias, gestantes, puérperas, professores, trabalhadores da saúde, entre outros. De acordo com o Ministério da Saúde, a campanha vai até 31 de maio. O Dia D contra a gripe está programado para 13 de abril, segundo sábado do próximo mês.

“A conscientização da população sobre a importância da campanha é fundamental. Mesmo pessoas vacinadas no ano anterior, precisam repetir a imunização, uma vez que os vírus sofrem constantes mutações, tornando necessária a atualização ao combate das novas cepas”, esclarece a enfermeira Luciane. A meta é vacinar 90% do público-alvo.

A infecção respiratória por influenza se apresenta em formas leves ou agudas. O objetivo da estratégia de imunização é reduzir as complicações, as internações e a mortalidade da população. A vacina contra a influenza promove imunidade durante o período de maior circulação do vírus, além de reduzir o agravamento da doença, as internações e o número de óbitos.

Como a influenza e a Covid-19 continuam sendo agravos de risco para a saúde pública, principalmente para as pessoas não protegidas, é importante que a população aproveite este período de campanha para atualização da situação vacinal também contra a Covid-19. Além da imunização, a Secretaria de Saúde recomenda o uso de máscaras de proteção facial para pessoas com sintomas gripais e reforça que a população deve procurar atendimento médico nas unidades de saúde para diagnóstico e tratamento.

Conheça os grupos prioritários:
Crianças (a partir dos seis meses a menores de seis anos de idade); e indígenas dos seis meses aos nove anos de idade)
Trabalhadores de saúde (em atividades na assistência, vigilância, apoio, cuidadores, doulas/parteiras e estudantes prestando atendimento em serviços de saúde)
Gestantes
Puérperas
Professores de todos os níveis
Povos indígenas
Populações Quilombolas
Idosos com 60 anos ou mais
Pessoas em situação de rua
Profissionais das forças de segurança e salvamento
Profissionais das forças armadas
Pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, independentemente da idade
Caminhoneiros
Trabalhadores do transporte coletivo rodoviário
Trabalhadores portuários
População privada de liberdade e funcionários do sistema de privação de liberdade, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas.

Documentos Necessários

Documento com foto
CPF
Cartão de vacinas
Documento que comprove o grupo em que se enquadra