“Estou no meu horário de intervalo, mas fiquei sabendo que estavam medindo os sinais vitais aqui no Centro e aproveitei. Quando quero realizar esses serviços, preciso procurar os equipamentos de saúde, ter esses atendimentos na região central, facilita muito”. Assim como a vendedora Lúcia Conrado, quem passou pelo Calçadão de Canoas na tarde desta quinta-feira (18), teve a oportunidade de verificar a pressão arterial, a glicose e receber orientações sobre saúde e bem-estar.
A ação, realizada pela universidade Unopar, em parceria com a Secretaria de Esporte e Lazer, fez parte da programação da Semana Municipal da Saúde, realizada na última semana. Por conta das condições climáticas, a atividade teve que ser transferida. Alunos do curso de Enfermagem participaram da ação, coordenada pela professora Márcia Viera.
Docente na instituição, Carla Rosana enfatizou a importância da atividade para a conscientização à saúde. “Recebemos muitos relatos de pessoas que têm, por exemplo, diabete e não procuram realizar exames regularmente. Além de medir a glicose dessas pessoas, conversamos sobre a importância de fazer acompanhamento médico. Essa ação faz com que a sociedade canoense tenha uma melhor assistência e conscientiza que todos nós precisamos de atendimentos médicos”, relatou.