A Secretaria Municipal de Educação de Guaíba lançou o Programa “Guaíba, um Novo Olhar pela Alfabetização”, na Câmara de Vereadores da cidade. O programa tem como objetivo promover competências pré-leitoras na pré-escola e competências leitoras nos primeiros anos, por meio de uma metodologia sistematizada fundamentada na ciência cognitiva da leitura. Para isso, é utilizado um manual prático elaborado pelo CIIL (Centro de Investigação e Intervenção à Leitura) do Instituto Politécnico de Saúde da Universidade do Porto, em parceria com o CAPES (Centro de Aperfeiçoamento Pessoal de Ensino Superior) e o Ministério da Educação.
Este manual será utilizado pelos professores para realizar intervenções semanais de 40 minutos em suas turmas, de forma lúdica, através de jogos, com o auxílio de uma mascote chamada Cilarico. Essas atividades visam estimular os estudantes a refletirem sobre os sons da Língua Materna e a manipulá-los (Consciência Fonológica), contribuindo para o sucesso no processo de aquisição da leitura e escrita. Além disso, o programa inclui formação de professores, avaliação, monitoramento e acompanhamento dos resultados. Ao todo, serão 98 turmas, envolvendo cerca de 1800 alunos e 114 profissionais, entre professores e supervisores, neste processo.
Apesar da existência de programas lançados nas esferas federais e estaduais, reconhece-se a importância de uma intervenção específica que atenda às necessidades e realidades apresentadas pela nossa rede.