Porto Alegre, quinta, 09 de maio de 2024
img

RS: Deputado Estadual propõe CPI para apurar incêndio em pousada e prevenção de outras tragédias

Detalhes Notícia
Foto: Cesar Lopes / PMPA

Após serem divulgadas as primeiras informações sobre o incêndio que atingiu a Pousada Garoa, destinada a pessoas em vulnerabilidade social, localizada no bairro Floresta, em Porto Alegre, o deputado estadual Kaká D’Ávila (PSDB) decidiu iniciar um processo de coleta de assinaturas para abertura de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI), na Assembleia Legislativa. O objetivo do parlamentar é apurar as responsabilidades e coibir outras tragédias, já que os proprietários do estabelecimento possuem outras duas pousadas na cidade.

O incêndio ocorreu na madrugada desta sexta-feira (26) e até o início da tarde o Instituto-Geral de Perícias (IGP) identificou cinco dos dez mortos encontrados. Outras nove pessoas ficaram feridas e foram encaminhadas para atendimento hospitalar. Há hipótese de desaparecidos, tendo em vista que poderiam haver 30 pessoas no local.

O deputado afirmou que o caso merece a máxima atenção do poder público, no âmbito da investigação e punição dos responsáveis. Kaká destaca que os donos da pousada atuam em outros dois endereços (Bairro São João e Bairro Floresta) na Capital. “Não podemos nos calar diante de tal tragédia, é preciso apurar os fatos e os responsáveis pelo ocorrido. Acredito que neste momento se faz necessário debater o tema, já que há mais estabelecimentos certamente nas mesmas condições e atendendo o mesmo público em situação de vulnerabilidade social”, concluiu.

O parlamentar precisa de 19 assinaturas para encaminhar à mesa diretora da Assembleia o pedido de instalação da CPI. Kaká afirmou que está em contato com outros deputados e deve intensificar a busca por adesões no início da próxima semana.

© Agência de Notícias