Porto Alegre, sábado, 27 de julho de 2024
img

Emmanuel Macron anuncia eleições antecipadas depois de derrota nas eleições europeias

Detalhes Notícia
© AFP/Ludovic Marin

O partido de Emmanuel Macron foi derroatado nas eleições europeias, obtendo apenas 15,2% dos votos, contra 31,5% do partido de extrema-direita, a União Nacional, de acordo com os resultados provisórios.

O Presidente francês, Emmanuel Macron, anunciou este domingo a dissolução da Assembleia Nacional, depois de a União Nacinal, de extrema-direita, ter esmagado o Renew, o seu partido centrista, nas eleições europeias.

“A ascensão dos nacionalistas e dos demagogos é uma ameaça não só para a nossa nação, mas também para a nossa Europa e para o lugar da França na Europa e no mundo”, afirmou Macron.

“A extrema-direita é, simultaneamente, o empobrecimento do povo francês e a queda do nosso país. Por isso, no final do dia, não posso fingir que nada aconteceu”, acrescentou.

As eleições legislativas antecipadas, que se realizarão a 30 de junho para a primeira volta e a 7 de julho para a segunda, é uma “decisão séria e importante” e um “ato de confiança”.

“Confiança em vós, meus caros compatriotas, na capacidade do povo francês para fazer a escolha certa para si próprio e para as gerações futuras. Confiança na nossa democracia, em dar voz ao nosso povo soberano, nada é mais republicano”, concluiu.