Porto Alegre, quinta, 28 de novembro de 2024
img

Feira do Livro de Gravataí: Duca Leindecker, Tributo a Secos & Molhados e vários outros estilos musicais animam

Detalhes Notícia
Programação está inserida nas 56 horas de atividades que ocorrerão entre os dias 26 e 30 de junho, com folclore, MPB, jazz e o samba da campeã do carnaval de POA. Foto: Ricardo Almeida

 

 

 

 

A contagem regressiva para a 35ª Feira do Livro de Gravataí já começou. Com cinco dias e 56 horas de programação, o evento contará com artistas que prometem embalar o público em um ambiente interativo e recheado de cultura. Entre as atrações musicais, estão Duca Leindecker, a Escola de Samba Acadêmicos de Gravataí (atual campeã do Carnaval de Porto Alegre) e uma versão tributo dos Secos & Molhados. Música folclórica, erudita e popular também integram a programação, que acontece entre os dias 26 e 30 de junho, na nova Rua Coberta, no Centro da cidade. “Todos os espetáculos são gratuitos, mas quem quiser pode colaborar com doações espontâneas para as famílias atingidas pelas enchentes. Teremos pontos de coleta de alimentos não perecíveis, produtos de higiene e/ou limpeza”, ressalta a produtora cultural Luciana Bitello.

Apresentações especiais farão os visitantes vivenciarem o tema da feira deste ano, identificado pelo slogan “Patrimônio: vivendo nossa história”. Já na primeira noite do evento (26/06), a música e a dança açorianas, com o Rancho Folclórico da Casa dos Açores, promete encantar o público, às 20h30, no Teatro da Feira Sirmar Antunes. Antes, às 18 horas, tem Música ao Entardecer, com Gabriel Nobre no Espaço Musical Mestre Ivam. Os locais são ambientes criados dentro da feira para homenagear personalidades das artes que deixaram um legado em Gravataí.

No dia 27, às 18h, a cantora, compositora e instrumentista Jessie Jazz apresenta sua versatilidade, que passa pelo jazz, soul, R&B e black music, com influências de MPB e samba. Às 20h, é a vez do Tributo Secos e Molhados – especial 50 anos. Idealizado pelo compositor e intérprete gaúcho Marcos Delfino, o show entrega performance e talento dedicados a homenagear os dois primeiros álbuns de uma das bandas mais icônicas da música brasileira. Composições como “O Vira”, “Rosa de Hiroshima”, “Fala” e “Sangue Latino”, que se consagraram na voz de Ney Matogrosso, farão parte do repertório.

O Música ao Entardecer do dia 28, às 18h, será com o duo Plano B, mesclando Bossa Nova, jazz e clássicos de todos os estilos. No sábado, dia 29, as atividades musicais já começam às 10h, com a apresentação do Coral da Escola Estadual Carlos Bina. A música erudita com pitadas de repertório popular será apresentada às 16h, com o concerto da Camerata Jovem Casa da Música AACAMUS. Na sequência, é a vez da OMAF Orquestra (Orquestra de Metais Aléxius Follmann), às 16h45min. A formação inclui sopro metal, percussão e guitarra.

DUCA LEINDECKER – O show de encerramento do dia 29 é de Duca Leindecker, às 21h. Ex-líder da banda Cidadão Quem, também formou com Humberto Gessinger o Pouca Vogal e é reconhecido como um dos mais influentes artistas gaúchos da atualidade. Duca Leindecker iniciou sua carreira artística aos 13 anos. De lá para cá, construiu uma sólida trajetória como instrumentista, compositor, produtor artístico e escritor. É autor de sucessos como Dia Especial, Pinhal e O Amanhã Colorido.

CORTEJO COM ACADÊMICOS E CONEXÃO ENTRE RS E BRASIL – O último dia da feira, 30/06, terá apresentações de danças de escolas e grupos da cidade pela manhã, das 10h às 12h. Às 17h ocorre o Show Sul Americano, com Tatiéle Bueno. O espetáculo propõe a interconexão entre a música gaúcha e das demais regiões do Brasil, com releituras de clássicos gaúchos, latinos e nacionais. Vira Virou, Gracias a la vida, Disparada e Semeadura estão entre as canções trabalhadas.

O encerramento da 35ª Feira do Livro de Gravataí terá um cortejo especial, a partir das 18h30min. O grupo especial da Escola de Samba Acadêmicos de Gravataí irá seguir com o público da Rua Coberta até o novo Mercado Público da cidade, no antigo ginásio Aldeião. Com título inédito, a escola de samba foi a grande vencedora da Série Ouro do carnaval de Porto Alegre 2024, conquistado em 26 de fevereiro, dia em que celebrou seus 63 anos de história. Foi a primeira vez que uma escola de samba fora da capital recebeu o prêmio principal.

O EVENTO – Transferida para o final de junho devido aos eventos climáticos extremos no Rio Grande do Sul, a 35ª Feira do Livro de Gravataí dará oportunidade de trabalho a artistas e profissionais de eventos gaúchos afetados pelas enchentes. A programação inicial foi alterada para que fossem contratados apenas profissionais do estado, garantindo apoio a quem foi impactado pelas inundações em várias cidades.

O maior evento cultural da cidade terá como patrona a Doutora em História do Brasil Véra Lúcia Maciel Barroso e homenagens a referências culturais do município, representadas por Getúlio Xavier Osório, Gladis Barros e Valecy Cabeleira Bitelo, além de homenagem póstuma a Zulair Maria de Souza. A animação fica por conta de Roger Castro.

A 35ª Feira do Livro de Gravataí é viabilizada pela Lei de Incentivo à Cultura/Lei Rouanet, numa realização do Ministério da Cultura/Governo Federal e da Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Governança, Comunicação e Cultura (SMGCC). A produção cultural é da Engenho da Arte, com patrocínio de Farmácias São João e Cestto Atacadista.

 

Clique no link para conferir a programação completa.