Porto Alegre, quarta, 02 de outubro de 2024
img

Pastrana, filme apoiado pela Novo Hamburgo Polo Audiovisual, ganha Kikito no Festival de Cinema de Gramado

Detalhes Notícia
52º Festival de Cinema de Gramado - “Pastrana”, de Melissa Brogni e Gabriel Motta, recebe o prêmio de melhor Curta-metragem Brasileiro, entregue por Marcelo Repetto, diretor Regional Sul da Claro | Foto oficial: Edison Vara/Agência Pressphoto

 

 

 

O cinema de Novo Hamburgo está em festa: “Pastrana”, de Melissa Brogni e Gabriel Motta, ganhou o Kikito de “Melhor Filme” entre os curtas-metragens brasileiros no 52° Festival de Cinema de Gramado. A premiação ocorreu na noite de sábado, 17, no Palácio dos Festivais.

Tratado como um filme-homenagem a Allysson Haniel, o Pastrana, o curta-metragem conta sobre o jovem falecido em um acidente trágico durante a competição mundial de downhill no Rio de Janeiro, em 2018. Mas faz isso sob uma ótica diferente: a perspectiva de Melissa, uma jovem de 21 anos, que metaforiza seu processo de luto e apresenta o skatista de downhill a partir de suas memórias, sentimentos e criatividade.

Essa história, que tem Novo Hamburgo como Cenário, saiu do papel e foi para as telas a partir da política pública Novo Hamburgo Polo Audiovisual. A produção foi contemplada na Chamada Pública 12/2020 – Edital de Fomento à Produção Audiovisual, realizada pela Secretaria Municipal da Cultura em parceria com a Agência Nacional do Cinema (Ancine). O projeto foi selecionado na Categoria III – Produção de Curta-Metragem de Ficção, Animação ou Documentário, com o valor de R$ 50.000,00.

Para o secretário da Cultura de Novo Hamburgo, Ralfe Cardoso, essa é uma “linda notícia”. Ele avalia que a premiação também é “resultado do trabalho da Prefeitura”, que constrói, desde 2018, um cenário propício para o desenvolvimento do setor audiovisual por meio de ações que vão desde a formação até produções para as telas de cinema ou para distribuição e exibição pela Internet. “Potencializar esse setor era um sonho antigo. Ver filmes de Novo Hamburgo chegando em premiações como essa é a certeza de que estamos trilhando o caminho certo”, diz.

Premiado em Brasília
No fim de 2023, “Pastrana” também foi premiado no 56° Festival de Brasília do Cinema Brasileiro. No Distrito Federal, a produção levou os prêmios de “Melhor Curta-Metragem pelo Júri Oficial”, o principal do festival, com o Prêmio Canal Brasil de Melhor Curta-Metragem e com o Troféu Candango de Melhor Montagem para Bruno Carboni.