“É fundamental destacarmos a importância do forte relacionamento institucional existente entre os Poderes e Instituições, que foi ampliado em decorrência das enchentes, quando todos nós reforçamos nossa caminhada conjunta com o mesmo rumo”. A avaliação foi do Presidente em exercício do TJ, Desembargador Ícaro Carvalho de Bem Osório, após acompanhar, nesta segunda-feira (02/9), a cerimônia de recondução do Defensor Público Marcelo Turela de Almeida como Corregedor-Geral da Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Sul (DPE/RS). Ele, que já estava liderando a Corregedoria desde 2022, desta vez assumiu o cargo para o biênio 2024-2026.
Em seu discurso de posse, o Corregedor destacou as realizações do primeiro mandato, como a inspeção das Defensorias de todas as comarcas do Estado e a qualificação de Defensores e servidores. “A pronta escolha por intermédio do Defensor Público-Geral é a coroação de um trabalho realizado com muita dedicação.”, enfatizou o Corregedor Marcelo.
A cerimônia aconteceu no auditório do edifício-sede da Defensoria Pública e contou com a presença do Defensor Público-Geral, Nilton Leonel Arnecke Maria, dos representantes do MPRS, Promotora Lessandra Bergamaschi, e do TRE/RS, Desembargadora Eleitoral Patrícia da Silveira Oliveira, da Vice-Presidente da OAB/RS, Neusa Maria Rolim Bastos, entre outras autoridades.