As boas práticas e a eficiência nas rotinas de atendimento das unidades da Oncoclínicas em Porto Alegre e Canoas levaram à conquista do Selo Segurança do Paciente. A distinção foi obtida junto à Epimed Solutions, líder em soluções para gestão de informações clínicas e epidemiológicas, presente em mais de 800 hospitais da Europa e América Latina. O reconhecimento também ocorre em parceria com o Instituto Brasileiro de Segurança do Paciente (IBSP), referência nacional em consultoria, conteúdo científico e educação para qualidade e segurança do paciente.
O selo é concedido às instituições de saúde que atendem aos critérios, tais como realizar a notificação, classificação, investigação e tratativa de incidentes e eventos adversos, contribuindo para a garantia da qualidade assistencial e a segurança do seu público.
Os critérios de avaliação das empresas que utilizam o sistema Epimed Monitor Segurança do Paciente para obtenção do Selo, definidos pelo IBSP e pela Epimed Solutions, são: percentual de notificações classificadas como ‘Outra natureza’ menor ou igual a 25% (registros que não se tratam de incidentes); Detecção precoce com tempo médio menor ou igual a sete dias entre a identificação e a notificação; e a investigação precoce com tempo médio menor ou igual a 45 dias entre a notificação e o início da investigação.