Na manhã desta quinta-feira, aconteceu a cerimônia oficial de abertura do 16º Festival de Cultura e Gastronomia de Gramado. A partir de hoje, até o dia 20 de setembro, o Lago Joaquina Rita Bier será o endereço do evento que oferece estações de comida de rua, bar de chope e bar de drinks, cave de vinhos e uma programação intensa de atrações culturais gratuitas, oficinas e bate-papos.
Estiveram presentes na solenidade o presidente da Abrasel-Hortênsias, Marcelo Wazlawick; o vice-prefeito de Gramado, Luia Barbacovi; o secretário de cultura, Joe Cardoso; a presidente da Gramadotur, Rosa Helena Volk, e outras autoridades, convidados e imprensa.
“Hoje celebramos não apenas o 16º Festival de Cultura e Gastronomia de Gramado. A gente celebra um evento que é nosso, um evento que é de Gramado, um evento que é dos gramadenses. Celebramos a boa mesa, celebramos as histórias em família, celebramos aquilo que a gente sabe melhor fazer. Celebramos a vontade de fazer acontecer sem medo de errar. Hoje também celebramos a ousadia, a coragem e todo o apoio da Gramadotur, o apoio da Prefeitura Municipal de Gramado, o apoio Abrasel e de todos os associados que juntamente conosco fazem acontecer esse evento”, disse Wazlawick.
Depois de 15 anos sendo realizado pelo poder público, este ano o festival tem realização da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) da Região das Hortênsias. A presidente da Gramadotur, autarquia municipal que realiza os eventos oficiais da cidade, destacou a parceria do poder público e privado para a viabilização do festival.
“Eu tenho certeza que o festival está em ótimas mãos. Gramado sempre foi e continua sendo um case muito especial de como o poder público trabalha com a iniciativa privada de forma conjunta e unida. O Brasil inteiro vem pra cá ver esse modelo de desenvolvimento que nós temos aqui, que é um sucesso e que a gente quer que continue sendo assim”, ressaltou.
A realização do evento em um ano tão desafiador também foi mencionada durante a cerimônia. O vice-prefeito da cidade, Luia Barbacovi, destacou o esforço e o empenho da entidade: “Além do desafio de fazer o evento pela primeira vez aqui no Lago Joaquina Rita Bier, vocês chegaram em um ano muito difícil. Todos os problemas climáticos que nós tivemos, a busca de apoio, patrocínio, e a gente sabe que foi difícil. E vocês tiveram essa coragem, essa persistência, essa vontade em fazer, e estamos aqui abrindo o evento hoje”.
Após a cerimônia, a banda Jazz Cinnamon fez o primeiro show do palco que irá receber mais 27 apresentações gratuitas durante os próximos dez dias. A partir de hoje até o dia 20, o 16º Festival de Cultua e Gastronomia passa a funcionar diariamente das 11h às 22h. A programação completa e o cardápio do evento estão disponíveis em www.