O presidente do Sistema Farsul, Gedeão Pereira, recebeu o Mérito Rural das mãos do presidente da Associação e Sindicato Rural de Pelotas, Augusto da Matta Rassier. A distinção é um reconhecimento da Associação Rural de Pelotas pela contribuição ao desenvolvimento do agronegócio da região sul e trabalho na defesa do produtor rural. O ato aconteceu durante a cerimônia de abertura oficial da 98ª Expofeira de Pelotas. Na ocasião o pecuarista Joaquim Assumpção de Mello proprietário da Estância Santa Eulália recebeu a medalha Nunes Vieira.
Em sua fala, Gedeão destacou o trabalho em equipe realizado na Farsul e o trabalho dos produtores rurais que alçou o país a uma das maiores potências agrícolas do mundo em um curto espaço de tempo. “O agronegócio gaúcho tem sido muito maior que as nossas expectativas, mas não imaginávamos que em 1997 nós importávamos comida, que em 2024 nós seríamos a terceira maior agricultura do mundo e isso graças a garantia jurídica do direito à propriedade”, comentou. De acordo com o presidente, possivelmente, entre 2035 e 2040 o país deverá se tornar a maior agricultura do mundo.
O evento contou com a presença de diversas autoridades municipais e estaduais como a prefeita do município, Paula Mascarenhas, o secretário da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi), Clair Kuhn, representando o Governador do Estado, a secretária do Meio Ambiente e Infraestrutura, Marjorie Kauffmann, e os diretores da Farsul, Francisco Schardong, Domingos Velho, Lopes, Fabio Avancini Rodrigues e Fernando Rechsteiner, além de presidentes de Sindicatos Rurais da região.