O presidente do Sistema FIERGS, Claudio Bier, inaugura em 5 de novembro, às 11h, a nova Escola Sesi de Ensino Médio Paulo D´Arrigo Vellinho, na rua Aurora, 1220 – Mal. Rondon, em Canoas. A inauguração integra o Programa Indústria pela Educação lançado no Plano Expansão do Sesi, em 2022, e que terá sequência ainda este ano com a abertura da Escola Sesi de Lajeado. Apesar do ano letivo iniciar em fevereiro de 2025, o espaço começa a ser usado no mesmo dia, com a 6ª Mostra Sesi Com Ciênci@ (https://sesicomciencia.com.br/).
A estrutura terá capacidade para atender 360 alunos. A exemplo de outras escolas, inicialmente, serão abertas vagas para 120 alunos do primeiro ano do Ensino Médio, e assim, sucessivamente, para os próximos anos escolares. Nas escolas do Sesi-RS o aprendizado se dá por meio da pesquisa, a jornada é de tempo integral, as turmas são divididas em grupos para incentivar o trabalho colaborativo e os professores atuam como mentores, em apoio aos estudantes na busca de respostas para cada desafio.
As Escolas Sesi de Ensino Médio, com unidades em Pelotas, Sapucaia do Sul, Gravataí, Montenegro e São Leopoldo, têm currículo com base no desenvolvimento de competências relacionadas ao mundo do trabalho e à excelência acadêmica, bem como de competências cognitivas e socioemocionais que potencializem as relações coletivas e colaborativas.
Cada turma é composta por até 30 alunos e as salas são organizadas física e pedagogicamente pela disposição em grupos, de modo que o trabalho coletivo – um dos princípios da Escola Sesi e da indústria 4.0 – seja propulsor da aprendizagem discente. O acesso à tecnologia, incluindo a robótica como ferramenta de aprendizado, também é um incentivo pedagógico importante. A participação e o reconhecimento de projetos de alunos em mostras científicas é uma realidade para os alunos das Escolas Sesi.
Nesse sentido, o protagonismo e o empreendedorismo – também princípios da Escola – são incentivados e desenvolvidos a partir do Projeto Político Pedagógico.
As Escolas Sesi oferecem bolsas de até 100% para dependentes de trabalhadores da indústria. Além da estrutura para o Ensino Médio e a EJA, as obras incluem um ginásio de esportes e espaço para o contraturno, que atende a crianças e adolescentes de seis a 15 anos no turno inverso à escola.
A primeira escola de Ensino Médio do Sesi-RS foi inaugurada em 2014, em Pelotas. Outras quatro cidades contam com a estrutura: Gravataí, Montenegro, São Leopoldo e Sapucaia do Sul. Além de Canoas, Lajeado inicia em 2025.