A Juíza de Direito Gioconda Fianco Pitt assumiu nesta quarta-feira(16/10) a direção do Foro da Comarca de Porto Alegre. Ela passou a ocupar o cargo exercido, entre fevereiro de 2022 e outubro deste ano, pela Juíza de Direito Alessandra Abrão Bertoluci, que foi promovida a Desembargadora do Tribunal de Justiça e começará sua nova função no Judiciário a partir da próxima semana. A cerimônia ocorreu no Auditório do Foro II, e contou com a presença da Presidente do TJ, Desembargador Alberto Delgado Neto, juntamente com os demais integrantes da Administração.
Em sua manifestação, o Presidente Alberto destacou a importância do Foro de Porto Alegre no contexto do Judiciário. “O Foro representa a porta de entrada do nosso Judiciário na Capital, que abrange cerca de 20% da população gaúcha, um território com grandes contrastes sociais e reivindicações de vários segmentos”, disse o magistrado, que também elogiou o trabalho desempenhado pela Juíza Alessandra. “Parabenizo a conduta da Juíza Alessandra no comando do Foro, além de desejar todo o sucesso à magistrada Gioconda em sua nova função assumida, com a certeza de que ela possui todas as qualidades necessárias para desempenhar um ótimo papel, mantendo a tradição da nossa Justiça”, afirmou.
A nova Diretora do Foro agradeceu o apoio do Presidente Alberto e dos demais integrantes da Administração do TJ na indicação de seu nome e lembrou de sua trajetória como magistrada, iniciada em 1998, na Comarca de São Sebastião do Caí. “O Foro da Comarca de Porto Alegre é muito grande e teremos o imenso desafio da otimização dos serviços prestados, garantindo sempre uma ótima jurisdição e também priorizando as pessoas”, disse ela em seu discurso. A Juíza Gioconda também elogiou a conduta da Juíza Alessandra na Direção do Foro e disse que a união de todos os magistrados, servidores e estagiários é fundamental para a busca dos objetivos em prol do melhor para os jurisdicionados.
A Juíza Alessandra, por sua vez, salientou que a direção do Foro de Porto Alegre foi um grande desafio em sua trajetória, enfatizando que assumiu o cargo em meio ao cenário de pós-pandemia, com todos os protocolos sanitários necessários no começo de 2022, e depois se deparou neste ano com a maior enchente já registrada na história do Rio Grande do Sul. “Foi um período de muitas conquistas que qualificaram sobremaneira a atuação jurisdicional em nossa Capital. Hoje, quando me despeço e olhos para trás, este meu coração destemido sossega um pouco e me faz pensar que todos os principais projetos e iniciativas deram muito certo e tudo isso vai continuar assim nesta direção, com muitos avanços”, disse ela.
A magistrada destacou ainda a importância da aprovação, pelo Conselho de Administração do TJ, da proposta de construção de um novo Foro Regional da Restinga, visando a otimização e o aperfeiçoamento da infraestrutura e a prestação de serviços à comunidade da zona sul de Porto Alegre.
Também prestigiaram o evento a Corregedora-Geral da Justiça, Desembargadora Fabianne Breton Baisch, as representantes do Governo do Estado, Procuradora-Geral do Estado Adjunta Diana Paula Sana, da Procuradoria-Geral de Justiça, Juliana Bossardi, o Defensor Público-Geral Nilton Leonel Arnecke Maria, a representante da Prefeitura Municipal de Porto Alegre, Procuradora-Geral do Município Adjunta Cristiane Nery, o Presidente da OAB gaúcha, Leonardo Lamachia, o 1º Vice-Presidente do TJ, Desembargador Ícaro Carvalho de Bem Osório, o 2º Vice, Desembargador Sérgio Miguel Achutti Blattes, os Presidentes dos Conselhos de Administração, Planejamento e Gestão, Desembargador Giovanni Conti, e Relações Institucionais, Desembargador Cairo Roberto Rodrigues Madruga, o Juiz-Corregedor Coordenador Max Akira Senda de Brito, o Presidente da AJURIS, Juiz Cristiano Vilhalba Flores e a Diretora da Escola da AJURIS, Juíza Clarissa Costa de Lima, além de Desembargadores, Juízes e servidores do Poder Judiciário.
Trajetória
A Juíza Gioconda ingressou na magistratura em novembro de 1998, atuando na 1ª Vara da Comarca de São Sebastião do Caí. Depois jurisdicionou nas Comarcas de Soledade, Novo Hamburgo, Canoas e foi promovida, em 2014, para Porto Alegre. Na Capital, já atuou como Juíza Substituta nos Foros do Alto Petrópolis e Sarandi e, posteriormente, na 5ª Vara da Fazenda Pública. Durante os anos de 2018 a 2021 atuou como Juíza-Corregedora e, desde 2022, estava na coordenação do Núcleo de Justiça bancário 4.0 .