Porto Alegre, segunda, 25 de novembro de 2024
img

RS: Sesi com Ciênci@ começa nesta terça-feira, em Canoas, com inauguração de escola e apresentação de projetos sustentáveis

Detalhes Notícia
Evento, que está na sexta edição, abre as atividades da escola Paulo D´Arrigo Vellinho, obra que faz parte do Programa A Indústria pela Educação.

 

 

 

A Escola Sesi de Ensino Médio Paulo D´Arrigo Vellinho, em Canoas, será entregue à comunidade nesta terça-feira, em solenidade às 10h. Na mesma data, o local sedia a 6ª Mostra Sesi Com Ciênci@, que vai até sexta-feira (8). A ocasião é simbólica: marca o início da jornada de mais uma instituição de ensino do Sesi-RS com atividade focada em trabalhar a capacidade dos alunos em trazer soluções inovadoras para questões do cotidiano. Inclusive, instigando os estudantes a pensarem sobre a reconstrução do Estado após a maior enchente da história do Rio Grande do Sul, que castigou com força a cidade da região metropolitana.

“Construir com as novas gerações o princípio de buscar soluções para as questões que inquietam as comunidades ou coletivos em geral sempre foi importante, mas, neste momento, isso se faz mais necessário do que nunca. Serão, certamente, os novos jeitos de fazer e resolver problemas que impulsionarão a reconstrução do Rio Grande do Sul”, destaca a gerente de Educação do Sesi-RS, Sônia Bier.

Este ano, participam da iniciativa 148 projetos com soluções inovadoras de alunos do Sesi de Ensino Médio, EJA e do Contraturno — além de quatro trabalhos de redes públicas que tiveram envolvimento com o Instituto Sesi de Formação de Professores. Os trabalhos dos estudantes são baseados nos princípios que norteiam as escolas do Sesi: diálogo, tecnologia, inovação, sustentabilidade, resolução de problemas, contextualização, interdisciplinaridade, relação com o mundo do trabalho e excelência acadêmica para continuidade de estudos. O público poderá conferir ideias para recuperação de matas ciliares, gerenciamento do lixo, uso de energia limpa em situações de emergência, inclusão e outros temas pertinentes.

A programação contempla ainda palestras com especialistas em temas relevantes que circundam a educação, como o mundo do trabalho, as tecnologias, a inclusão, as competências socioemocionais, a emergência climática, a sustentabilidade, o diálogo como princípio e as culturas juvenis. Outras atrações da Mostra Sesi Com Ciênci@ são o Torneio de Robótica First Lego League, nos dias 7 e 8 de novembro, com o tema Submerged e o Torneio de Robótica EJA – no dia 7, às 18h.

O Sesi Lab, um espaço que conecta arte, ciência e tecnologia, estará presente e aberto a todos. Será possível interagir com equipamentos que explicam, na prática, diferentes conceitos científicos, fenômenos naturais e sociais. Oficinas para alunos, professores e secretários municipais de Educação e Cultura, Papo Sesi (palestras rápidas) para alunos, além de contação de histórias e o Escape Room, são algumas das atrações. A programação completa pode ser conferida no site do evento (https://sesicomciencia.com.br)

Nova Escola Sesi

A construção da Escola Sesi de Ensino Médio Paulo D´Arrigo Vellinho integra o Programa A Indústria pela Educação, lançado em 2022 pela Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (FIERGS), e que terá sequência ainda este ano com a abertura da Escola Sesi de Lajeado, em 29 deste mês. O modelo foi implementado em 2014, em Pelotas, e conta com outras quatro unidades (Gravataí, Montenegro, Sapucaia do Sul e São Leopoldo).

A estrutura em Canoas tem capacidade para atender 360 alunos. Inicialmente serão abertas vagas para 120 alunos do primeiro ano do Ensino Médio, e assim, sucessivamente, para os próximos anos escolares. Também serão ofertadas vagas para contraturno e Educação de Jovens e Adultos (EJA). Informações sobre matrículas podem ser conferidas no site do Sesi-RS.

As Escolas Sesi oferecem bolsas de até 100% para dependentes de trabalhadores da indústria. A estrutura da nova escola inclui ginásio de esportes, fablearn – espaço para desenvolver a criatividade por meio de projetos mão na massa –, biblioteca, laboratórios e estrutura  para o Contraturno Tecnológico, que atende a crianças e adolescentes de seis a 14 anos no turno inverso à escola.

Reconhecido nacionalmente, o projeto educacional do Sesi para estudantes do Ensino Médio tem como diferenciais a jornada de tempo integral, a centralidade na pesquisa como impulsionadora das aprendizagens, as salas de aula temáticas e a atuação dos professores como mentores, em apoio aos estudantes na busca de respostas para cada desafio.

Mostra Sesi Com@Ciência
Quando: 5,6, 7 e 8 de novembro
Onde: Sesi Canoas (Rua Aurora, 1220 – Mal. Rondon, Canoas/RS)
Como participar: inscrições gratuitas pelo site : https://sesicomciencia.com.br/