Porto Alegre, quinta, 21 de novembro de 2024
img

RS: Hospital Universitário de Santa Maria recebe visita do presidente do CREMERS para conhecer local de práticas dos residentes

Detalhes Notícia
Presidente do CREMERS, Eduardo Trindade, visitou o HUSM na manhã do dia 5 de novembro. Fotos: Ana Alicia Flores - fotógrafa/ Projeto Vivências Profissional.

 

 

O Hospital Universitário de Santa Maria (HUSM), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), recebeu no dia 5 de novembro o presidente do Conselho Regional de Medicina do Rio Grande do Sul (CREMERS), Eduardo Trindade. Ele foi recepcionado pelo Superintendente do HUSM, Humberto Palma, pelo Reitor da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM-SM), Luciano Schuch e a equipe diretiva do hospital universitário.

A visita, que tem como objetivo estreitar vínculos com os futuros médicos e profissionais da saúde envolvidos na formação, iniciou pelo Curso de medicina e seguiu para o HUSM. De acordo com Trindade, o CREMERS quer conhecer as condições de atendimento a população e quais pontos precisam ser melhorados para qualificar o atendimento aos pacientes e formação dos profissionais. “Foi uma excelente impressão. Um hospital tradicional para região central do estado. Tem profissionais muito imbuídos.” Afirmou Trindade após a visita.

O Gerente de Ensino e Pesquisa do HUSM (GEP), Gustavo Dotto, explica sobre a parceria com o CREMERS: “O HUSM, como campo de prática para estudantes e residentes, beneficia-se da parceria com o CREMERS na implementação de um ambiente que valoriza o compromisso com a ética e a segurança do paciente.”

O HUSM é o maior hospital público do interior do Estado e oferta 380 leitos pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Presta atendimento para a população de 45 municípios da Região Centro Oeste do Rio Grande do Sul. São 44 especialidades médicas e, em média, 800 consultas/dia. Também é o único hospital público com pronto-socorro porta-aberta para urgência e emergência e dispõe de uma Central de Tratamento Intensivo com 50 leitos adultos e pediátricos.

Na área de Ensino e Pesquisa, é campo de formação e prática para 50 residências médicas, com 212 alunos matriculados e 415 preceptores.  No momento, desenvolve 179 pesquisas e 39 projetos de Extensão.