Pensado para garantir qualidade de vida e proteção às pessoas 60+, a Casa Lar Idoso completou dez anos nesta quarta-feira, 16. O serviço de acolhimento institucional é promovido pela Secretaria Municipal de Assistência Social (Smas) em parceria com a Rede Calábria. Atualmente, o espaço acolhe 28 pessoas entre 63 e 89 anos, na Zona Sul.
O secretário de Assistência Social, Matheus Xavier, destaca o acolhimento às pessoas idosas em Porto Alegre, a capital com maior população 60+. “A Casa Lar Idoso é motivo para celebrarmos a modalidade que dá certo. Entendemos que é preciso dar condições e cuidados especiais aos nossos idosos”.
Para a coordenadora da Casa Lar, a assistente social da Smas, Edina Ramos, os desafios são constantes. “A Casa funciona 24h e com cuidados que exigem muito. A equipe de mais de 30 funcionários, profissionais capacitados, está empenhada em tornar o ambiente acolhedor e fazer com que os idosos se sintam em um espaço protetivo, mas sem esquecer da individualidade de cada um.”
A diretora de Direitos Humanos da Secretaria de Inclusão e Desenvolvimento Social, Julia Obst, enalteceu o espaço de proteção. “Quem passou por aqui sabe o que significa, pois tem muito trabalho e afeto. Trata-se de um projeto de acolhimento humanizado para idosos”, afirmou.
Representando os acolhidos, o advogado Jorge Amado, que passou pela Casa Lar deixando o seu legado em espaço de leitura com acervo de mais de 300 obras, contou a sua trajetória. Foi acolhido em 14 de abril de 2015, chamou a atenção aos exatos 12 anos após a vigência do Estatuto do Idoso. “Porto Alegre é pioneira na rede de proteção. A Rede Calábria executa um trabalho de qualidade. E estes são indicativos para dizer que o acolhimento é a evolução e aplicação da garantia de direitos e cidadania. Foram os idosos que lutaram pra isso”.
O diretor geral da Rede Calábria, o padre Gustavo Bonassi, enalteceu a composição na execução híbrida do serviço entre poder público e Organização da Sociedade Civil, compondo a gestão fazendo acontecer. “Estamos neste espaço e todos são importantes. Que se repitam mais 20, 30 anos, em espaço que zele e cuide da vida com respeito ao ser humano”.
Casa Lar Calábria – A Casa Lar Idoso possui capacidade para 30 pessoas idosas em extrema vulnerabilidade social, situação de rua, vínculos familiares rompidos, sem renda, com autonomia para atividades da vida diária (Grau I). Acesso por meio de encaminhamentos realizados pelas equipes de referência nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS).